20

janeiro.2023

As principais tendências de marketing digital para 2023.

Hora de dar aquela renovada nas ideias. Algumas ideias nem são tão novas assim, outras talvez, mas o importante é não perder o trem da transformação digital

Vamos dar uma olhada nas principais tendências de marketing digital para 2023?

Por que as tendências de marketing digital são importantes?

À medida que o consumo se transforma todos os dias, os consumidores estão cada vez mais exigentes, isso significa que, mais do que nunca, é importante as marcas serem transparentes e pensar em seu conteúdo como um bem maior.

1 – Mídias Sociais

Ok, nem é tendência falar de redes sociais, certo? A gente até pensa que talvez não seja mesmo, mas em uma análise mais aproximada, vê-se que este é um dos braços do marketing digital que mais “sofre” com as mudanças, e uma das áreas que as empresas têm mais dificuldade em acompanhar de perto.

As redes ficam cada vez mais pessoais, e as empresas ficam cada vez mais impessoais. É preciso pensar em um planejamento que diminua essa distância, isso sim é pensar em tendência. 

Quer um exemplo prático? 

O TikTok continua crescendo, segundo informações de 2022 do Business of App¹, o aplicativo aumentou rapidamente sua geração de receita nos últimos anos. Em 2021, gerou US$ 4,6 bilhões, um aumento de 142% em relação ao ano anterior. 

Talvez fazer uma dancinha seja pessoal demais para as empresas, mas é muita ingenuidade ignorar os números, é preciso estar alinhado com sua agência de marketing digital para não ficar para trás.

2 – Conteúdo continua sendo tendência

Conexão de marcas com a comunidade. Esse é o sonho de todas as empresas e este trabalho nunca vai ser fácil. As pessoas querem, cada vez mais, sentir que estão comprando de empresas que têm valores parecidos com os seus. 

Equilibrar o conteúdo para oferecer valor e não apenas vender.

3 – Dados e estratégia

É óbvio que os dados são importantes para qualquer estratégia de marketing digital. E sempre falamos sobre como usá-los. Porém a tendência aqui fica por conta de uma mudança na mentalidade da captação dos dados.

A tendência é antecipar os desejos dos clientes. Enquanto a gente coleta dados e observa comportamentos, estamos sempre um passo atrás da venda. 

Claro que essa forma de se trabalhar é importante para melhorar as experiências dos usuários, mas algumas mudanças no Google ads e Facebook ads nos indicam uma tendência de se procurar por sinais. 

É nos sinais que saberemos para onde o público vai e não para onde o público já foi.

Por enquanto é isso, esperamos ter ajudado com algumas ideias e continue por aqui no Blog Pulsando lendo mais sobre o nosso marketing digital. 

Até a próxima.

 

¹https://www.businessofapps.com/data/tik-tok-statistics/