16

dezembro.2022

Elon Musk e Twitter: mais um episódio dessa novela digital.

Finalmente Elon Musk concretiza a compra do Twitter, depois de várias polêmicas. Você achou que agora o assunto ia sossegar? Errou. Erramos…

Nas primeiras semanas após a compra, o bilionário já ordenou cortes de funcionários, sistemas já pararam de funcionar, além de sua entrada épica com uma pia nas mãos. Vamos lá para o próximo episódio?

Corte em massa de funcionários

Musk ordenou o corte de 50% dos 7,5 mil funcionários da empresa. As demissões voluntárias também se acumulam, assim como as fake news na plataforma.

O Twitter passa por forte pressão financeira em decorrência de endividamento, e até uma recuperação judicial já estaria sendo considerada, segundo uma gravação ouvida pelo New York Times

Qual o significado da pia de Elon?

Entrar com a pia foi um recado/provocação de Musk que significa tomar uma ação radical em uma empresa. A palavra em inglês para pia é “Sink”.  Deixe a pia (sink) entrar, é algo como: “deixe a ficha cair”, ou o nosso: “aceita que dói menos”; provavelmente se referindo às demissões em massa que viriam.

Reformulação do Twitter Blue

Musk queria uma nova versão do Twitter Blue, com custo de 8 dólares ao mês e incluiria recursos premium e o selo de verificação para contas específicas. 

As críticas se acumulam em relação à decisão de vender o selo, pois poderia beneficiar contas falsas a terem um selo de verificação, e assim espalhar ainda mais fake news na plataforma.

Casos de contas falsas verificadas com o selo, postando em nome do jogador de basquete, a lenda Lebron James e até mesmo da Nintendo foram registrados. Mostrando que o novo sistema de “compra” do selo de verificação vai precisar passar por muitos ajustes ainda, caso não queira colaborar com a disseminação das fake news, isso se considerarmos que essa realmente é a intenção de Elon Musk.

O que esperar do Twitter daqui para frente

Enquanto essa novela não termina (e talvez nem termine), é importante ficar atento às mudanças nas políticas de uso de dados da plataforma e principalmente verificar as informações das contas, mesmo quando verificadas pelo selo.

Por aqui, continuamos de olho nas mudanças do Twitter, e você por aí continue acompanhando nosso Blog Pulsando. 

Até o próximo capítulo.