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maio.2022

Oversharing: o que é e como ele pode ser ruim para sua empresa

Oversharing é o termo usado para definir a ação de postar ou compartilhar conteúdos em excesso nas redes sociais. Essa prática pode prejudicar tanto páginas pessoais como páginas de empresas.

Com a facilidade, cada vez maior, de postar e compartilhar tudo nas redes sociais, às vezes muitas pessoas e empresas acabam perdendo a mão na hora das postagens, e isso pode atrapalhar na hora de precisar mostrar algo que realmente importa. 

Oversharing x Estratégia de conteúdo.

Vamos focar nos danos que sua empresa pode sofrer com o oversharing, já que não basta apenas sair por aí postando qualquer conteúdo. 

É óbvio que as redes sociais podem ser usadas para aproximar o público e mostrar um lado mais humano das empresas, porém na hora das postagens, é imprescindível ter uma estratégia pautada por uma agência de marketing digital para não cair em algumas armadilhas causadas pela ansiedade de postar tudo que acontece o tempo todo. 

É muito comum as empresas acharem que ter volume é melhor do que ter qualidade, já que os conteúdos nas redes sociais têm uma vida muito curta. Por isso mesmo que é muito importante definir bem os assuntos e seguir um calendário editorial que faça sentido para sua estratégia. 

Sob pena de sua empresa ser taxada como chata ou pior, seu feed virar aquela salada de conteúdo que ninguém entende ou encontra nada.

Todo extremo é veneno

O conteúdo em excesso certamente vai deixar seu público confuso, principalmente porque, na maioria das vezes, as empresas (e pessoas) que cometem o oversharing não percebem o que estão fazendo.

Sabemos que existe um algoritmo que prioriza alguns conteúdos, aliás falamos sobre isso aqui. Considerando que temos uma média de 95 milhões de posts por dia, somente no Instagram, portanto, certamente, se sua empresa posta demais, ela está gastando energia e tempo a toa, não é mesmo?

O algoritmo simplesmente não vai mostrar tudo, muitas vezes não mostra nem o conteúdo relevante que, por mais bobo que seja, teve um custo, imagina só se vai mostrar os 12 posts diários que alguns gurus do marketing digital vendem por aí.

Mais problemas: perda de seguidores

No site da mLabs, uma das principais ferramentas de gestão de mídias sociais, adivinha só qual razão está listada no número 1 para perda de seguidores? 

Isso mesmo, excesso de postagens. 

A gente odeia aqueles e-mails chatos que chegam toda hora no spam, certo? Postar demais tem o mesmo efeito. Suas postagens, que consomem tempo e energia da sua empresa, vão pro “spam” dos feeds. Não adianta chorar.

E tem um agravante: é muito mais fácil apertar o botãozinho de “deixar de seguir” do instagram do que entrar nos links chatos de e-mail para deixar de receber as mensagens.

Vamos para algumas dicas para fugir do Oversharing?

O primeiro passo para saber se sua empresa está praticando o Oversharing é ter muito claro o objetivo das postagens e ver se elas fazem sentido com o público da rede social na qual serão postados. Para isso, a agência de marketing digital tem especialistas que fazem todo um planejamento adequado. 

Outro ponto muito importante é identificar se sua empresa está sendo útil, se está agregando valor a alguém. Se sua empresa posta coisas que não geram valor, então é um sinal de alerta.

O conteúdo está de acordo com o que a empresa acredita? Pensa bem nessa resposta. Nada é pior do que empresas que defendem causas que não acreditam e pregam de verdade.

MUITO cuidado na hora de postar coisas pessoais no perfil empresarial. Essa linha é muito fina. Aquela festa da empresa, aquele brunch, isso tudo é muito legal de mostrar. Humaniza e engaja, porém é preciso ter muita sensibilidade para não ficar brega ou forçado demais.

Por hoje é isso, fique de olho no Pulsando para mais novidades e dicas sobre o marketing digital.

Até a próxima.