O feed cronológico vai voltar ao Instagram? O que muda na prática?
Em dezembro do ano passado, o Instagram anunciou a volta do famigerado feed cronológico, já a partir do primeiro trimestre de 2022. Mas na prática, o que muda?
O tempo passa, o tempo voa, e a gente não consegue passar um mês sem falar do Instagram, não é verdade? Dessa vez o assunto é a nova mudança para a (velha) forma que a plataforma apresenta o feed para os usuários. Mas, como sempre, vamos dar aquele passinho para trás, primeiro?
O que é Feed Cronológico?
Para não entrar em detalhes chatos, basicamente é a forma de mostrar os conteúdos seguindo a ordem em que são postados, da mais recente para a mais antiga. Bem básico.
Na teoria, as empresas terão que ficar muito mais atentas aos horários de postagem, caso queiram continuar lutando na selva digital da rede social.
O que muda?
Ao contrário do feed com ordem de algoritmo, no qual a “sugestão” de conteúdo era feita com base nos “gostos” do usuário. O feed cronológico apresenta uma nova oportunidade e uma sobrevida ao conteúdo orgânico. Ao menos para os perfis que já tem um público fidelizado.
Através dos dados analíticos do perfil, será possível postar conteúdos mais certeiros tendo em vista o tipo de seguidor da página. Na teoria (NA TEORIA), todo seu público que tiver seu perfil em “favorito”, vai receber o seu conteúdo. Isso é uma vitória e tanto, não é?
Imagina só, finalmente seu conteúdo orgânico voltando a funcionar depois de longos anos.
Mas e como fica o Instagram Ads se o conteúdo orgânico ganhar espaço?
Não é mais novidade para ninguém que o TikTok tomou de assalto a atenção da audiência, com um conteúdo muito mais rápido e variado.
Enquanto por outro lado, as plataformas do Zuckerberg só investiram em ferramentas de anúncios, e no algoritmo que “entende você”, praticamente matando o conteúdo orgânico do facebook e reduzindo ao mínimo, o do instagram.
Essa tentativa de sobrevida ao conteúdo orgânico se deve principalmente pelo comportamento do usuário, já falamos muitas vezes por aqui, nessa selva digital, o rei leão é o usuário.
Então, ao que parece, o passo do Instagram é um risco muito bem calculado, para tentar equilibrar um pouco a balança dos feeds chatos e anúncios com um pouco mais de orgânico. Mas ainda assim, teremos opções mais densas na ferramenta. Olha só:
Quais serão as opções de Feed do Instagram em 2022?
Já está em teste, para alguns usuários, a nova opção que permitirá escolher entre: “Home”, “Seguindo” e “Favoritos”.
No modo “Home”, nada muda, segue o jogo: feed organizado com base no polêmico algoritmo do Zucka.
No modo “Seguindo”, não teremos recomendações de posts, serão mostradas apenas publicações feitas pelas contas que o usuário segue. Voltando aos primórdios da rede social, o que pode ajudar e muito alguns perfis que produzem um suado conteúdo todos os meses.
Já no modo “Favoritos”, o usuário poderá ver somente o que selecionar especificamente dentro dos perfis que segue. Isso abre uma oportunidade enorme de engajar e criar uma comunidade mais rica dentro dos interesses dos seguidores de uma marca.
Ao que parece, o novo objetivo das marcas será estar na aba “favoritos” do maior número possível de usuários do Instagram, não é mesmo?
Então, é isso, aguardamos as cenas do próximo capítulo da novela Insta, e ficamos por aqui.
Até a próxima.