Chatbot: Inteligência artificial a nosso favor
Nos últimos dois anos falou-se muito sobre a inteligência artificial, mas até onde conseguimos explorar essa tecnologia nos meios atuais e quais já estão acessíveis para os usuários?
A inteligência artificial está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia, desde de que os grandes players começaram a abrir algumas partes para desenvolvedores, como por exemplo API’s (Application Programming Interface), um exemplo desse ato é o Watson. Para você que teve um colapso e não sabe quem é Watson (rsrs), é um robô de inteligência artificial desenvolvido pela IBM em 2003, ou seja a 13 anos atrás! Ele tem o objetivo de aprender diariamente o comportamento e padrões, retornando resultados cada vez mais rápidos e assertivos. Inclusive, um dos melhores vídeos que a IBM poderia criar para apresentar o Watson é este, vale assistir.
Mas, sempre que pensamos em inteligência artificial logo vem à mente que é extremamente distante, que levará anos ainda para que isso chegue a nós brasileiros. Se pensou isso, está completamente enganado! Empresas como Fleury e Bradesco, já estão utilizando o Watson para auxiliar em diversas frentes de trabalhos.
Mesmo assim, estamos falando de um grande investimento e acredito que, boa parte das pessoas aqui não participem de empresas de grande porte como um dos maiores bancos do Brasil, certo? Esta tecnologia pode ser usada em tantos lugares que provavelmente você já usou mas não se deu conta disso.
Um exemplo prático são os chatbots, uma aplicação web que utiliza a inteligência artificial para interagir com os usuários através de ferramentas como o Messenger do Facebook. Algumas empresas já estão utilizando isso há um tempo: Banco Original, SBT, CNN, entre outras.
A Netflix usou esta tecnologia no fim do ano passado após o lançamento sua primeira série brasileira “3%.” Pelo chat você consegue realizar o teste para saber se está entre os 3% que pode viver no Maralto, sem que haja a necessidade de lutar por recursos básicos, como água, comida, energia entre outros.
Como podem ver no print acima, existe um diálogo com o chatbot, muito mais do que apenas perguntas e respostas, como foi desenvolvido pela Netflix. Através dessa ferramenta já é possível realizar buscas e comprar um produto ou então encontrar o programa de tv que você gosta de uma forma rápida e como se fosse uma conversa com um amigo!
A loja virtual do Bradesco, ShopFácil lançou no fim do ano passado um chatbot onde você pode escolher entre 4 personagens, com o qual você mais se identifica e te ajuda e encontrar um produto que estava buscando ou então escolher algo para comprar, através de ofertas do dia ou temas em alta, como por exemplo, volta às aulas.
A inteligência artificial que está cada vez mais acessível a nós consumidores é o chatbot. Que inclusive, pode ser uma excelente estratégia para alavancar as vendas, já que estamos falando de um robô que está trabalhando 24/7 a sua disposição para seu cliente.
Como gosto bastante sobre inteligência artificial, já “brinquei” um pouco com os chatbot e o Watson. Se quiser conversar sobre, me manda um e-mail [email protected]