Marketing digital à três: cliente, agência e público
A relação entre cliente e agência, assim como qualquer relação, precisa do interesse e da participação de ambos para dar certo. Se de um lado a agência estuda a empresa, o mercado e público para conhecê-los em detalhes, o ideal é que do outro o cliente entenda a estrutura da agência e conheça sua envergadura de atuação, justamente para que, sempre em parceria, desenvolvam projetos pertinentes e explorem todo o potencial dos profissionais envolvidos.
Especificamente em uma agência de marketing digital, esta relação é ainda mais próxima, pois o trabalho é contínuo, dinâmico e demanda agilidade. As inúmeras possibilidades do online são melhor aproveitadas quando há integração e o tempo de ação está a favor da ideia. Em todos os aspectos a soma das equipes favorece o trabalho, pois enquanto a agência é especialista em marketing digital, o cliente é especialista em seu segmento de mercado.
No dia a dia, algumas condutas otimizam a relação: informações, sempre! O famoso briefing feito com atenção e, principalmente, intenção, inicia qualquer projeto com o pé direito. Histórico, público, referências… Todos os dados relevantes precisam ser bem organizados e, então, compartilhados. Com o mesmo propósito, a agência também pesquisa e apresenta os dados úteis ao cliente. Dessa forma, todos recebem fundamentos para seguirem o trabalho.
Dúvidas pelo caminho? Perguntar é lei! Aqui vale explorar o Gerente de Projetos como maior aliado do cliente, seja consultando-o para esclarecer pontos diretos ou para saber as etapas do projeto e ter controle sobre seu andamento. Aliás, além do GP, conhecer as diversas áreas e habilidades específicas da agência de marketing digital é outra lição de casa para os clientes.
Por último, mas não menos importante, o acordo principal, aquele que faz com que a relação dê frutos, é o entendimento entre ambos de que nenhum dos dois é o centro das atenções, pois essa vaga está ocupada pelo público. Com este pacto selado, cliente e agência trabalham em parceria para que ele seja encontrado, entendido e, como é essencial ao marketing digital, atingido e fidelizado.