21

setembro.2016

O conceito de que WordPress é blog ficou no passado

Iniciamos este post com algo dito pelo Fernando Rivera – Head of Innovation & Technology da Pulso em 2015, quando o CMS do WordPress foi considerado o mais poderoso do mercado.

“O conceito de que WordPress é blog ficou no passado. Definitivamente.”

A notícia recente sobre a migração dos sites da Editora Abril para o WordPress trouxe à tona um assunto muito discutido entre os desenvolvedores: o uso de plataformas open sources na construção de sites de grande porte. O Facebook é outro exemplo, esse gigante das redes sociais foi desenvolvido em PHP, linguagem de programação aberta e amplamente utilizada, mas que nem sempre recebe reconhecimento ou crédito quando o assunto é segurança de dados, exatamente por ter seus códigos abertos e incentivar a colaboração para o desenvolvimento de novas linhas de programação e o compartilhamento entre os desenvolvedores.

Para a internet e, mais precisamente, para o marketing digital esse é um recurso de alta importância, principalmente para agências que procuram pela inovação e aprimoramento contínuo de seus projetos, colocando-os na vanguarda da tecnologia, associada ao incentivo pela colaboração e desenvolvimento do aprendizado e técnicas da equipe de desenvolvimento.

A Pulso, agência especializada em marketing digital, adotou desde 2009 usa aplicações open source e da cultura de inovação. A utilização da plataforma WordPress no desenvolvimento de seus projetos está intimamente ligada a sua cultura de multidisciplinaridade que propõe a combinação de conhecimento e habilidades para promover melhores resultados para seus clientes.

“A decisão de mudança de linguagem de programação padrão da Agência Pulso começou em 2009, quando entendemos que o passivo tecnológico para se manter um CMS próprio só aumentava a cada ano. Quando optamos pelo WordPress, ainda na versão 2.6, fomos criticados por alguns pela ousadia. Mas, a cada ano, essa decisão se mostrou cada vez mais acertada”.
Fernando Rivera
Head of Innovation & Technology

Motivos que fazem do WordPress a melhor ferramenta para a criação de sites, aplicativos, e-commerce e até blogs ;).

CMS – Gerenciamento altamente intuitivo
A área administrativa oferecida pelo WordPress é fácil e intuitiva, permitindo ainda a personalização de acordo com as necessidades de cada projeto/cliente, com edição de conteúdo (textos, imagens, vídeos, links, páginas, entre outras) e atualização simultânea na url aberta.

VERSATILIDADE – Funcionalidades praticamente infinitas
Através de plugins é possível instalar funcionalidades de diversos tipos, testadas e idealizadas pela “comunidade desenvolvedora” e disponibilizada para ser instalada no seu site a qualquer momento.

SEO – Melhor otimização
A importância de otimizar seu site para que seja facilmente indexado pelos buscadores é prioridade há tempos.
O WordPress oferece diversos recursos nativos com a possibilidade de configuração de forma rápida e ágil, garantindo projetos otimizados e preparados para estágios mais complexos de otimização de SEO e favorecendo o marketing digital.

RESPONSIVIDADE – Dispositivos móveis são essenciais
Ter um site responsivo deixou de ser diferencial há muito tempo, hoje é necessário e sua ausência é penalizada por alguns buscadores na indexação.
Além de oferecer temas responsivos, tem também plugins que auxiliam na criação responsiva de sites rapidamente.

BIBLIOTECA – Informação disponível
Voltando ao conceito colaborativo é fácil encontrar tutoriais, vídeos, códigos e sites especializados no compartilhamento de descobertas e novidades a respeito da plataforma, conferindo grande velocidade em inovação.
A própria Pulso, através de seus desenvolvedores, contribui, compartilha e utiliza dessas iniciativas, tendo lançado inúmeras linhas de códigos e soluções inovadoras aplicadas em seus projetos.

“Quase todos os projetos da Pulso são desenvolvidos em WordPress. Seguimos um padrão de arquitetura no desenvolvimento, o que facilita para os novos Pulsábios desenvolvedores a terem uma curva de aprendizado muito menor e a mantermos a qualidade dos projetos. Além disso, um outro ponto bacana é a facilidade de organização de conteúdo que o WordPress proporciona,  fazendo o gerenciamento das informações ser de fácil customização. Sempre procuramos o deixar o mais intuitivo  possível para que o cliente tenha com poucos clicks total acesso ao que ele precisa gerenciar em uma página.”
Mário Souto
Front-End & UX Developer

Principais projetos da Pulso desenvolvidos na ferramenta:
CorpFlex
APP Brasil
Siggo
Agência Pulso
Moura Lacerda