Compras de final de ano. Como está a cabeça do consumidor para o fim de 2022?
Estamos todos mais cautelosos na hora de gastar. Não é à toa, temos muita informação disponível e cada vez mais opções de produtos e serviços.
Ao mesmo tempo que estamos mais criteriosos, temos também mais desejos de experimentar produtos e serviços novos. Vamos dar uma olhada nos dados?
Dados de consumo que vão guiar o fim de 2022
Dados do Tracking Google Ipsos, de 2022 apontam que:
- 79% dos brasileiros estão mais criteriosos para comprar:
Esse dado é bem interessante de se analisar, veja, não basta mais ser apenas uma grande marca, ser confiável ou famosa. A pesquisa do consumo está na palma da mão. É preciso fazer cada vez mais pelo cliente para conseguir um lugar no coração e no cartão de crédito dele.
- 68% dizem que precisam pesquisar para se sentir mais confiantes sobre a compra de produtos considerados mais caros:
O mercado que depende de vendas com ticket médio mais alto precisa investir muito mais em confiança e atendimento.
- 40% estão fazendo menos compras por impulso:
Falamos disso em um texto aqui já, as pessoas estão cada vez menos impulsivas na hora de comprar. É importantíssimo que as empresas e as marcas trabalhem um conteúdo forte de qualidade e bem confiável para atrair o clique.
- 67% pretendem gastar menos com compras de fim de ano:
Segundo a pesquisa, o consumo deve cair. Não cremos que teremos um fim de ano com baixa de vendas, mas é importante estar à frente e já pensar em ações junto à sua agência de marketing digital para não ser pego de surpresa.
- 57% compararam de uma marca que nunca compraram antes:
Veja a oportunidade que vem se abrindo cada vez mais para as empresas menores ou startups, as pessoas simplesmente estão se sentindo mais próximas de empresas novas. A conexão não tem mais a ver apenas com grandes marcas e glamour, a proximidade e o bom conteúdo estão trazendo clientes interessados em empresas novas.
- 55% compraram de uma loja que nunca haviam comprado antes:
Mais um dado que corrobora a ideia promissora se sua empresa é nova. Acredite em um bom planejamento, seja sincero nas ações que tudo vai dar certo. Pelo menos é o que os dados mostram.
Esperamos que os dados e nossa análise ajude a emplacar mais vendas por aí. Continue sua maratona no nosso Blog Pulsando e a gente se vê.