Google Analytics 4: como as mudanças afetam sua empresa?
Grande aliado de qualquer agência de marketing digital, o Google Analytics vem sendo atualizado. O que deve mudar na prática para as empresas e para os profissionais do marketing digital de dados?
Toda mudança causa comichão, mas calma, as mudanças devem ser gradativas e não devem afetar tanto o funcionamento. Nada que um pouco de paciência no começo não resolva. Mas antes de falar do GA4, vamos voltar um pouco para entender melhor?
O que é o Google Analytics?
Relembrando, aqui, o Google Analytics é uma ferramenta que rastreia o comportamento dos usuários através do seu site. Integrada às outras ferramentas do Google, como o Ads, é uma aliada imprescindível para a construção de uma estratégia digital de sucesso.
Inclusive temos um texto aqui no Blog, escrito pelo nosso Head de Mídia e Performance Gilberto Pasqualin, que mostra bem a importância do Analytics.
Com um entendimento amplo da plataforma, é possível saber os melhores horários e dias das ações dos visitantes, descobrir problemas de indexação de páginas, ou lentidão de carregamento, além de vários outros insights importantes.
Se já funciona tão bem, por que o Google vai mudar?
Para responder essa pergunta, primeiro precisamos entender o que muda com a atualização.
Na nova versão, podemos destacar 3 mudanças principais.
1 – Integração de dos dados de aplicativos e Web: Na prática, isso significa que será possível acompanhar o comportamento do usuário em diferentes canais e não somente no site;
2 – Machine Learning: Não é segredo que o Google vem investindo mundos e fundo em machine learning, principalmente para os anúncios. A atualização promete que os insights de melhoria serão mais assertivos para seu negócio.
3 – Privacidade: Com uma preocupação cada vez mais crescente no mundo por conta da proteção de dados, a atualização traz novidade também em relação à adequação às leis de privacidade.
Exclusividade do Google Analytics 4
Uma das melhorias mais comentadas está ligada ao Bounce Rate (que é a “desistência” do usuário na sua página). Por muito tempo essa informação foi um pouco, digamos, negligenciada.
Já com as novidade do GA4, essa métrica está desmembrada entre:
Sessões engajadas
Na sessão engajada, serão contados apenas os usuários que de fato estão com o site/app aberto e usando. Abas já abertas não são consideradas.
Sessões engajadas por usuário
Calcula a média de sessões por usuário. Ela passa a considerar mais de 1 sessão do mesmo ID de usuário, calculando assim, uma média mais real de engajamento.
Tempo médio de engajamento
Essa é uma das métricas mais importantes na novo Analytics, ela mede o tempo médio que o aplicativo ou site ficou em primeiro plano do navegador de cada usuário.
Bom, essas são algumas novidades que o Google traz com o Analytics 4. Fique por dentro e sempre mantenha conversas saudáveis com sua agência de marketing digital para ver se suas estratégias estão alinhadas com as novidades desse nosso movimentado marketing digital.
Até a próxima aqui no Blog Pulsando.