23

setembro.2022

Google Analytics 4: como as mudanças afetam sua empresa?

Grande aliado de qualquer agência de marketing digital, o Google Analytics vem sendo atualizado. O que deve mudar na prática para as empresas e para os profissionais do marketing digital de dados?

Toda mudança causa comichão, mas calma, as mudanças devem ser gradativas e não devem afetar tanto o funcionamento. Nada que um pouco de paciência no começo não resolva. Mas antes de falar do GA4, vamos voltar um pouco para entender melhor?

O que é o Google Analytics?

Relembrando, aqui, o Google Analytics é uma ferramenta que rastreia o comportamento dos usuários através do seu site. Integrada às outras ferramentas do Google, como o Ads, é uma aliada imprescindível para a construção de uma estratégia digital de sucesso. 

Inclusive temos um texto aqui no Blog, escrito pelo nosso Head de Mídia e Performance Gilberto Pasqualin, que mostra bem a importância do Analytics. 

Com um entendimento amplo da plataforma, é possível saber os melhores horários e dias das ações dos visitantes, descobrir problemas de indexação de páginas, ou lentidão de carregamento, além de vários outros insights importantes.

Se já funciona tão bem, por que o Google vai mudar?

Para responder essa pergunta, primeiro precisamos entender o que muda com a atualização.

Na nova versão, podemos destacar 3 mudanças principais.

1 – Integração de dos dados de aplicativos e Web: Na prática, isso significa que será possível acompanhar o comportamento do usuário em diferentes canais e não somente no site;

2 – Machine Learning: Não é segredo que o Google vem investindo mundos e fundo em machine learning, principalmente para os anúncios. A atualização promete que os insights de melhoria serão mais assertivos para seu negócio.

3 – Privacidade: Com uma preocupação cada vez mais crescente no mundo por conta da proteção de dados, a atualização traz novidade também em relação à adequação às leis de privacidade.

Exclusividade do Google Analytics 4

Uma das melhorias mais comentadas está ligada ao Bounce Rate (que é a “desistência” do usuário na sua página). Por muito tempo essa informação foi um pouco, digamos, negligenciada.

Já com as novidade do GA4, essa métrica está desmembrada entre:

Sessões engajadas

Na sessão engajada, serão contados apenas os usuários que de fato estão com o site/app aberto e usando. Abas já abertas não são consideradas.

Sessões engajadas por usuário

Calcula a média de sessões por usuário. Ela passa a considerar mais de 1 sessão do mesmo ID de usuário, calculando assim, uma média mais real de engajamento.

Tempo médio de engajamento

Essa é uma das métricas mais importantes na novo Analytics, ela mede o tempo médio que o aplicativo ou site ficou em primeiro plano do navegador de cada usuário. 

Bom, essas são algumas novidades que o Google traz com o Analytics 4. Fique por dentro e sempre mantenha conversas saudáveis com sua agência de marketing digital para ver se suas estratégias estão alinhadas com as novidades desse nosso movimentado marketing digital.

Até a próxima aqui no Blog Pulsando.