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julho.2022

Google Web Stories: O que é e como ele pode ajudar a posicionar sua empresa nas buscas.

Mostrar histórias curtas com apelo visual e chamada para a ação não é exatamente uma novidade no mundo digital, certo? Lançado em 2020, dois anos depois, os Web Stories do Google crescem na tendência de 2022. Vem ler.

Na briga pela atenção da era dos “stories”, que começou lá atrás com o Snapchat, passando pelo Instagram, o Google Web Stories conta com recursos diferenciados, que se aplicados da maneira correta na sua estratégia comercial, podem trazer muito mais resultados no seu processo de marketing digital. Entenda:

O que é o Google Web Stories?

O Google Web Stories é uma biblioteca de histórias da web com várias terminações e caminhos variados. A ferramenta encontra as pessoas, lugares e coisas que mais interessam à experiência online do buscador. 

Usando combinação de sinais estatísticos, como taxas de engajamento e visualizações de páginas, além de feedback qualitativo dos usuários, é possível trazer à tona as notícias mais relevantes para cada página da web e para cada busca realizada.

Qual a diferença do Google Web Stories para os stories do Instagram?

A principal diferença está na busca e no momento do engajamento. Como os stories do Instagram ficam presos apenas na hora do entretenimento da pessoa, eles têm um impacto e poder de atenção menor, e por isso podem ser mais facilmente pulados. 

Além disso, os stories do Instagram não necessariamente estão conectados a um link de site, o que pode gerar um apelo bem menor na hora de uma conversão em venda, por exemplo.

Já nos Web Stories, o Google se vale de sua busca para mostrar resultados, ou seja, é uma ferramenta reativa que entrega uma resposta de conteúdo baseada na busca do usuário, o que tem a tendência de ser muito mais apelativo para um clique ou para segurar a atenção do usuário. 

Além disso, os Web Stories prometem ser mais uma fonte de tráfego qualificado para o site das empresas, o que pode ajudar, inclusive, no posicionamento da página nas buscas. Ou seja, é o sonho de qualquer agência de marketing digital.

Como ver os Web Stories?

Para visualizar os Web Stories basta abrir o aplicativo Google (não o navegador Chrome). O app abre uma aba chamada “Discover”, na qual os conteúdos são exibidos, já baseados na inteligência artificial de buscas do usuário. 

Deslizando um pouco mais a tela, estará a sessão “Stories”, que é onde a mágica acontece. 

Como criar Web Stories?

Aqui está uma desvantagem dos Web Stories em relação aos stories tradicionais de redes sociais, que contam com uma facilidade muito grande de criação. 

No caso dos Web Stories, pode-se criar via programação no site, o que depende de um esforço de desenvolvimento e provavelmente a ajuda de uma agência de marketing digital, 

Claro que existem plugins e ferramentas que ajudam nessa criação, mas o que importa mesmo é estar antenado em todas as possibilidade que o marketing digital apresenta para sua empresa se destacar da concorrência.

Mais engajamento, mais tráfego qualificado 

Obviamente que os Web Stories são muito úteis para a estratégia de marketing digital, um formato a mais para atingir um público cada vez mais exigente e dividido no mundo infinito de conteúdos da web. 

Além disso, uma fonte a mais de tráfego para o site, tão qualificada quanto ao que o Web Stories produz, pode vir bem a calhar na sua estratégia, o que acha?  

Continue seu engajamento aqui com a gente no Blog Pulsando e a gente se vê pelos Stories.