Landing Page ou Site? Entenda as diferenças de uma vez por todas.
Hoje vamos tentar responder uma dúvida simples mas que passa pela cabeça de muitos consumidores de marketing digital e até mesmo de profissionais da área: Landing Page ou site? Qual a diferença e qual é a melhor opção para sua empresa, serviço ou produto?
A principal diferença entre os dois está no objetivo. Enquanto o site oferece uma opção mais vasta de informações e links para outras páginas que podem explicar melhor sobre uma empresa ou serviço, a Landing Page tem apenas uma página para explicar tudo e converter o usuário a uma venda ou preenchimento de um formulário, por exemplo. Vamos desenrolar essa ideia?
Mais sobre um Site
Um site é como uma casa. Tem vários ambientes, uma cozinha, um banheiro, alguns quartos e talvez até mesmo uma garagem. É um lugar onde as pessoas conhecem sua empresa e tudo o que ela tem a oferecer em detalhes.
Claro que o objetivo final é converter esse visitante em cliente, porém o site tem intenções institucionais e informativas, além de apenas vender.
Por ter mais espaço para alocar as informações, o site tende a ter uma estrutura mais organizada e fácil de se navegar.
Mais sobre uma Landing Page
É como aquele quarto da casa onde você passa a maior parte do seu tempo. Neste quarto, não há outras portas para se abrir (no máximo uma janelinha), apenas sua cama, algumas mesinhas de cabeceira, alguns livros, e em alguns casos, uma cabeceira bem bagunçada e cheia de coisas.
Diferentemente do site, o espaço não é uma das características da Landing Page, daí a importância de se planejar bem o conteúdo e o design UX para que não fique tudo amontoado e meio jogado.
Consultar uma agência de marketing digital nessas horas é fundamental para não correr o risco de sua empresa ficar com um “quarto bagunçado” na internet e ainda ter o resultado prejudicado.
Mas qual é melhor, Landing Page ou Site?
Como sempre falamos por aqui: O primeiro passo é o planejamento. Pensar no objetivo da plataforma que será construída e equiparar os investimentos, porque nesse caso, o barato pode sair caro.
Muitas pessoas pensam que uma Landing Page pode ser mais barata que um site e portanto poderia atender uma demanda parecida com um Site (com espaço institucional e separação de múltiplos serviços, por exemplo), este é um erro comum.
Cada um no seu quadrado:
A Landing Page é uma das melhores estratégias de marketing digital que você pode usar para aumentar as vendas, por exemplo.
Por quê?
Uma Landing Page se concentra em um único objetivo e guia os visitantes através de um funil de vendas.
Ela não tem distrações, por isso converte mais facilmente os visitantes em clientes pagantes.
“Ah, mas eu quero que minha plataforma na internet fale de outras coisas, quero mostrar minha empresa, minha equipe, alocar fotos, eventos, vídeos, novidades, não dá pra ser um Landing Page mesmo?” – NÃO.
A agência de marketing digital aprendeu a duras penas que a experiência do usuário é tudo. Um usuário confuso apenas vai embora. Ele bate e sai.
Um site precisa ser organizado, limpo, rápido de navegar e agradável.
Quando entramos em um site, não é necessariamente para consumir, pensamos em conteúdo e conhecimento e é exatamente aí que a natureza da Landing Page não ajuda, pois tem um objetivo prático de conversão e não de riqueza de informação.
Para resumir
Sua empresa precisa de um Site se quer mostrar:
- produtos;
- serviços;
- contato;
- clientes antigos;
- cases;
- portfólios;
- blog e por aí vai.
Sua empresa precisa de uma Landing Page se quer mostrar/vender:
- e-books;
- planilhas;
- white paper;
- checklists;
- pesquisas;
- cursos;
- lançamentos;
- produtos específicos, enfim.
Mais uma vez, esperamos ter ajudado e contamos com sua maratona de leitura no Pulsando.
Até a próxima.