O tal do UX (experiência do usuário) existe mesmo ou fica só no plano?
Muito se fala em UX (experiência do usuário) já há um bom tempo no marketing digital, porém, esse conceito é realmente aplicado pelas agências ou fica somente no planejamento inicial na hora de assinar o contrato? Vamos trocar essa ideia?
Não é nem preciso citar a importância do consumidor para qualquer negócio, e não é novidade para ninguém que as soluções precisam estar cada vez mais intuitivas e rápidas, certo? Dessa necessidade surgiu o tal do UX.
Voltando um pouco, então: O que é UX?
Do termo “User Experience”, ou para nós: a experiência do usuário, é um conjunto de elementos que cria um ambiente agradável à navegação em um site, a compra de um produto, utilização de um serviço entre outras coisas que fazemos no mundo digital.
A ideia é, além de entregar um conteúdo de qualidade, garantir que ele seja consumido da forma mais agradável possível.
“Me ajuda a te ajudar”.
Certamente você já entrou em um site pelo celular e desistiu de esperar ele carregar.
Certamente você já chegou até a etapa final de uma compra e deu algum “pau” na hora do pagamento.
Certamente você já preencheu um cadastro gigante e na hora de clicar em “finalizar”, o botão não funcionava.
Certamente você já entrou em algum site procurando uma informação básica (como um número de telefone, por exemplo) e não encontrou.
Então, isso é o que a falta de UX ocasiona. Podemos chamar também de falta de empatia.
Tá, mas se o UX é tão óbvio assim, porque muitas vezes ele não é aplicado?
É impossível responder com precisão cirúrgica a essa pergunta, porém uma coisa é certa, muitos desenvolvedores e agências de marketing digital usam fórmulas prontas, plataformas genéricas e formatos de trabalho que não levam em consideração o planejamento e o estudo de caso a caso.
Quando você joga todos os clientes na mesma cesta, você corre o risco de não identificar necessidades diferentes. É simples, na verdade. É preciso ter empatia, estudar caso a caso.
Basicamente falando, o que serve para empresa X dificilmente vai servir para a empresa Y e é aí que o trabalho consultivo e experiência de 15 anos de uma agência de marketing digital pode fazer a diferença.
Para não ficar no vazio, separamos algumas dicas simples e rápidas a quem possa interessar:
3 dicas de UX na prática
1 – Cores: Usar cores calmas e relaxantes ajudam a leitura e entendimento de informações, ter coerência na hora de montar as paletas para destacar informações importantes, como o uso de cores opostas.
2 – Tom de voz: Se comunicar com o “jeitinho” do seu público é importante, não é preciso ter medo ou vergonha, ora, se seu público é jovem fale a língua dele. Com neutralidade, calma e empatia, todo mundo vai ficar feliz.
3 – A Mensagem: O principal ponto de importância do UX é a objetividade. A experiência do usuário está totalmente ligada a velocidade que você consegue transmitir uma mensagem e fazê-la ser entendida, portanto, nada de enrolação. Vá direto ao ponto. Assim como nós neste texto.
Até a próxima.