Choo Sketch: como uma marca de luxo se aproximou do seu público-alvo
Batizado de Choo Sketch, o concurso da marca Jimmy Choo ensinou como é possível se conectar com o seu público – e ainda fazer a diferença. Confira!
Quem disse que uma marca de luxo precisa manter a postura de “fora do alcance”, é porque não conheceu o Choo Sketch, lançado pela célebre marca Jimmy Choo.
Nascida em 1996 em Londres, a Jimmy Choo entra no ranking das gigantescas e luxuosas empresas fashion, mas foi fora das passarelas e dos grandes eventos da moda que ano passado ela chamou atenção: foi através do Choo Sketch, um concurso que tinha como objetivo estreitar a relação da marca com os consumidores através do digital.
E é por isso que hoje o blog carimba o seu passaporte e a Pulso, agência de marketing digital, leva você direto a esse case internacional que tem muito a ensinar:
Entendendo a dinâmica do Choo Sketch
Com uma mecânica bastante simples – e, mesmo assim, bastante desafiadora –, o concurso Choo Sketch convidou os fãs a enviarem esboços de um sapato de fantasia.
A competição visou reunir a comunidade da marca, criando um relacionamento mais profundo entre ela e seus fãs, além de dar as boas-vindas aos consumidores para que se tornem criadores junto ao time designer da Jimmy Choo.
A ideia foi inspirada pela própria diretora criativa da marca, Sandra Choi, que afirmou encontrar o escapismo criativo ao fazer esboços, por isso queria incentivar a técnica como uma válvula de escape para uma sensação de calma e atenção plena nos participantes, como forma de enfrentar uma situação tão extrema como a vivenciada em 2020 com o distanciamento social.
Após dois meses e mais de 10 mil esboços dos participantes, Choi selecionou seus 10 designs favoritos e, ao publicá-los no Instagram, abriu a votação para que não um júri técnico, mas sim os próprios seguidores pudessem escolher quais sapatos desenhados mereciam ganhar o concurso.
Após quase 200 mil votos, os vencedores tiveram a oportunidade de trabalhar em colaboração com Choi e a equipe de design da Jimmy Choo para transformar os sapatos dos seus sonhos de um esboço em realidade, numa coleção cujo lucro será doado para uma instituição de caridade.
Mas, afinal, por que funcionou?
Aqui na nossa agência de marketing digital, sempre defendemos a eficiência de criar uma estratégia dentro das redes sociais como forma de engajar diretamente a sua audiência. Esse é claramente um dos fatores que fez parte da ação da Jimmy Choo: a forma como ela foi desenvolvida dentro desse universo online, democratizando a participação do público ao conectar-se diretamente com eles.
Além disso, o concurso criou uma relação entre a marca e seus fãs, convertendo consumidores em criadores. Enquanto os participantes da competição criam um sentimento de estarem mais intimamente ligados aos designs da Jimmy Choo a partir de agora, considerando que fizeram parte do processo, os eleitores, por outro lado, também podem ver o valor de suas contribuições em algo tangível – no caso, um sapato.
Dessa forma, o Choo Sketch é um exemplo para marcas de luxo e varejistas sobre como proporcionar aos clientes um maior senso de propriedade por meio de seu envolvimento, sobre como integrar iniciativas para gerar mais que afinidade com a marca e, sobretudo, sobre como criar conexões humanas contínuas com o consumidor em torno de valores compartilhados, algo imprescindível num mercado tão competitivo independente do setor.
Afinal, se é para conectar com o público, faça isso com estilo. 😉