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dezembro.2020

Cultura do cancelamento: como as marcas estão sendo impactadas

Este ano, a cultura do cancelamento esteve em seu ápice – e preocupou muitas marcas e celebridades. Entenda sobre o fenômeno e como evitá-lo em sua empresa, lendo aqui!

Quando, em 2019, “cancelar” foi eleita a palavra do ano pelo dicionário australiano Macquaire, ninguém imaginava que posteriormente o termo seria ainda mais utilizado no vocabulário de empresas e consumidores: afinal, 2020 foi o ano em que o cancelamento chegou ao ápice e fez muita gente tremer.

Da mesma forma como era usado como um termo referente à invalidação de um contrato,  o “cancelamento” agora funciona como uma maneira de cancelar o “contrato” com marcas e até mesmo pessoas, sobretudo as celebridades.

A mecânica de cancelar alguém virtualmente pode ser apresentada desde internautas deixando de seguir a um perfil nas redes sociais a até um ataque em massa com mensagens de ódio.

Para entender melhor sobre esse fenômeno e como evitar que sua marca seja “cancelada” pelo público, hoje trazemos aqui no blog uma explicação sobre o assunto, confira:

 

Quais são os tipos de “cancelamento” que uma marca pode sofrer?

Como uma agência de marketing digital que está sempre de olho no comportamento do consumidor, podemos classificar os tipos de cancelamento nas seguintes categorias:

  1. Quando o produto não tem boa performance: esse tipo de cancelamento pode ocorrer a partir de problemas individuais com um produto que ganham uma proporção ainda maior com reclamações nas redes sociais ou em sites especializados.
  2. Quando são os fatores externos que implicam a marca: é gerado por meio de fatores que estão fora da sua operação, como, por exemplo, quando um influencer da marca comete um erro que repercute diretamente à parceria com a marca.
  3. Quando a marca vai contra o status quo: esse tipo de cancelamento ocorre quando o público entende que a marca está indo contra valores tradicionais.
  4. Quando a marca é contraditória: sendo um dos casos mais clássicos, é quando a marca toma um posicionamento e se engaja com uma causa, mas na prática, toma atitudes que não condizem.

  

E, afinal, como não ser cancelado?

Enquanto muitos apontam como principal motivo para que a cultura do cancelamento se tornar popular tenha sido devido à situação de distanciamento social, com o alto nível de tensão e estresse e pessoas mais conectadas à internet que nunca, outros também dizem que, na verdade, a razão é que os consumidores estão atualmente mais atentos ao discurso por trás das marcas que compram.

Mas a verdade é que, independente da motivação, o cancelamento sempre vem seguido de alguma ação por parte do consumidor e é exatamente por isso que é sempre importante contar com uma agência de marketing digital que ajude sua empresa no passo a passo com a comunicação para, assim, reduzir ao máximo as possibilidades de deslizes que tenham o nome do seu negócio envolvido.

Afinal, muito mais do que uma hashtag acusando uma marca, muitas empresas já puderam ver que o impacto do cancelamento pode se fazer sentir tanto no faturamento como na imagem da marca a longo prazo – e um histórico assim nem sempre é fácil cancelar do currículo. Pense nisso.