09

julho.2020

Infodemia: o papel de uma agência de comunicação em tempos como este

A pandemia vivida recentemente levantou um alerta não só no campo da saúde: no campo da informação também. Isso porque a situação global provocou uma grande crise de informação, algo que a Organização Mundial da Saúde chamou de infodemia.

Infodemia refere-se à superabundância de informações, sejam precisas ou não, em relação a um certo assunto. Esse fenômeno causa dificuldades em encontrar fontes e orientações confiáveis no momento de maior necessidade e, mesmo que pareça inofensivo, compartilhar notícias sem checar a veracidade pode afetar diversas esferas.

E é aí que entra a importância de marcas terem uma postura responsável diante de todo o burburinho de informações. A melhor forma de lidar com esse cenário é através de uma agência de comunicação que seja capaz de monitorar, revisar todo o conteúdo e, sobretudo, informar de maneira eficaz e séria.

Como? Podemos explicar:

Em meio à infodemia, toda agência de comunicação deve atuar na linha de frente

Durante este período, mais do que nunca, a sua agência de comunicação deve estar no front com a sua marca. E mais do que na linha de frente, deve estar online também: isso porque a principal fonte de notícias das pessoas é, adivinha só, a internet.

E o viés disso é que, principalmente nas redes sociais, as informações podem circular sem os filtros de profissionais da saúde, do jornalismo ou das autoridades governamentais, transformando a rede em um ambiente propício para a divulgação de notícias que não estão confirmadas ou que sejam até mesmo deliberadamente falsas.

 Aqui na Pulso, por exemplo, a comunicação é levada muito à sério, principalmente porque temos vários clientes na área da saúde, para os quais estabelecemos uma curadoria de conteúdo bem rigorosa. Com nosso forte core digital, trabalhamos duro dia a dia para que todas as ações envolvendo essas marcas sejam devidamente apuradas, de maneira coordenada e consciente.

Por isso, especialmente neste momento de infodemia em que há uma grande quantidade de conteúdo sendo gerada, é hora de unir as forças entre as equipes criativas e jurídicas e estabelecer protocolos e estratégias de comunicação de forma concreta e, claro, responsável.

Ainda precisa de uma luz no assunto? Aqui no blog da Pulso já explicamos como se comunicar em tempos de pandemia , dá uma olhada!