13

julho.2015

O que é curadoria de conteúdo?

O termo do momento quando se fala em conteúdo qualificado é “Curadoria de Conteúdo”. Mas, você sabe o que isso significa?

Curadoria de conteúdo é um processo que envolve adequação, redação e edição, além de uma estratégia segmentada de divulgação. Existem duas maneiras de fazê-la.

A primeira é aprimorar, desenvolver, editar e adequar à voz da marca e a linguagem que melhor conversa com público-alvo. Essas informações são disponibilizadas pela empresa que contrata a agência de marketing digital. O objetivo é fazer com que o texto se adapte da melhor maneira possível à plataforma onde ele será compartilhado.

A segunda é “misturar” conteúdo novo e já existente. Ou seja, aproveitar uma material que o cliente entregue já pronto à agência e utilizá-lo junto a um novo conteúdo. O mais importante nesse caso é ter cuidado para que exista compatibilidade entre o material produzido, o perfil do público, a voz da marca e as atividades e valores da empresa.

A curadoria aproveita o excesso de informação bruta, lapida o que é relevante e divulga da melhor forma. Isso faz com que as marcas mantenham propriedade nos assuntos que atuam, impulsionando o networking.