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setembro.2021

#RadarPulso: o que é geofencing e como funciona

Já ouviu falar em geofencing? Trata-se de um “cercado virtual” que utiliza a geolocalização para entrar em contato com o público alvo da sua empresa. Saiba mais sobre essa tecnologia aqui!

Já pensou em poder fisgar a atenção de pessoas que passam por uma região do seu interesse? E já pensou em poder se comunicar com essas pessoas através de mensagens, anúncios ou notificações no celular? Essa estratégia tem nome: é a geofencing.

Geofencing é uma delimitação geográfica ou, como alguns preferem chamar, um “cercado virtual”, que usa a tecnologia para localizar o público-alvo num momento específico e, assim, contribuir com o sucesso da sua empresa.

Mas como funciona essa tecnologia? E como é que, de fato, ela pode ajudar o negócio da sua empresa? Pode deixar que essas e outras perguntas a nossa agência de marketing digital responde pra você aqui no #RadarPulso:

 

Por dentro da geofencing: entenda a tecnologia

Parece bruxaria, mas é pura tecnologia: essa ferramenta utiliza desde identificação por radiofrequência, GPS, antenas de telefone celular e até mesmo wi-fi para conseguir demarcar o perímetro geográfico virtual a ser trabalhado. 

A partir dessa gama de tecnologias somadas, é possível configurar notificações push, SMS ou publicidade em redes sociais, entre outros alertas para os dispositivos que adentrarem o perímetro demarcado. 

Quer ver um exemplo na prática? Você pode definir uma área próxima a sua empresa e fornecer um voucher ou cupom de desconto para quem passar por perto ser atraído diretamente para o seu negócio.

E a geofencing ficou muito mais forte depois que as atualizações nos regulamentos de proteção de dados afetou o uso de e-mail marketing, funcionando como uma saída perfeita para marcas que buscam seguir comunicando o seu público alvo.

 

Dica do #RadarPulso: regra é ser 100% personalizado e 0% invasivo

Como parte da tentativa de envolver possíveis clientes em canais diferentes, as notificações push estão sendo cada vez mais adotadas por marcas – que já estão levando a prática a outro nível, cada vez mais sofisticada e personalizada. 

Apesar de ser uma estratégia que possibilita conhecer os hábitos de consumo do público por meio de dados de geolocalização, permitindo aperfeiçoar cada vez mais a forma como os seus esforços de comunicação são segmentados e, dessa forma, sendo possível criar campanhas mais eficientes, há um ponto de atenção na hora de adotar a ferramenta: não invadir o espaço de possíveis consumidores.

Por isso, a recomendação do #RadarPulso, série de tendências da agência de marketing digital que ajuda sempre os clientes a se comunicarem de forma eficaz com o público, é a personalização para falar com o público certo (e uma análise bem detalhada de dados para falar no momento certo, claro).

Dessa forma, as chances de ter sucesso nas suas campanhas de geofencing são enormes. Afinal, para marcas que sabem trabalhar a geolocalização de forma inteligente, o sucesso com o público não tem fronteiras.