09

março.2022

O Marketing Digital e a chegada do 5G.

Nos últimos anos vivemos em um mundo de ruptura, transformação e evolução. O 5G facilitará ainda mais isso, melhorando a experiência tanto para os consumidores quanto para as empresas.

Não se trata apenas de uma conectividade mais rápida, mas de novas maneiras para as empresas se envolverem durante toda a jornada do cliente – desde o rastreamento do dispositivo na fase de conscientização até o pagamento na fase de transação. Mas primeiro, vamos dar aquele passo estratégico para trás?

O que é 5G?

5G é o nome de uma próxima revolução na tecnologia de internet móvel que promete mudar a maneira como usamos nossos dispositivos online. Além de oferecer grandes benefícios, como downloads e uploads mais rápidos, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.

Vantagens e desvantagens do 5G

As vantagens do 5G vão ser amplamente maiores do que as desvantagens, é claro. É assim que a banda da tecnologia toca, certo? 

  • Conexão muito mais rápida
  • Baixa latência
  • Redução do consumo de bateria dos dispositivos… 

Ah, os dispositivos… vai ser aí que a pegadinha vai morar. 

Claro que para usufruir do 5G, as pessoas terão que ter dispositivos compatíveis com a nova tecnologia, certo?

Não temos um estudo específico de quanto tempo vai levar para a maioria da população conseguir colocar as mãos em aparelhos que tenham a tecnologia do 5G, levando em consideração os preços assustadores de aparelhos novos, a perspectiva não é tão boa. 

Entretanto, por enquanto, as agências de marketing digital e as empresas já devem ir pensando nos seus planos para o futuro (que nem é futuro mais).

O que o futuro 5G nos reserva?

O benefício mais óbvio da tecnologia 5G é que ela fornecerá velocidades de dados móveis muito mais rápidas. Há vantagens óbvias para pessoas que querem transmitir vídeo e jogar online, por exemplo.

No entanto, pensando como agência de marketing digital, sabemos que o conteúdo de vídeo é a grande força motriz da internet e do consumo atual (falamos sobre isso aqui mesmo).

Conteúdos de vídeo de maior qualidade se tornarão mais rápidos e consequentemente mais consumidos quando as pessoas tiverem acesso às velocidades de dados móveis tão rápidas. 

A capacidade de baixar rapidamente imagens e vídeos de alta resolução pode levar a uma mudança no comportamento do consumidor em direção a um conteúdo mais interativo como realidade virtual, realidade aumentada e vídeo de 360 graus.

Mas qual a novidade nisso tudo?

Uma das tendências é que a velocidade maior provoque uma ênfase maior na qualidade do que na quantidade. As empresas que querem aproveitar essa tendência vão precisar estar mais atentas e alimentar novas tecnologias com conteúdo cada vez melhor.

Há benefícios claros para as empresas e agências de marketing digital que podem tornar seu conteúdo mais envolvente através da interatividade, mas isso tudo também representa novos desafios nessa transformação digital que não pára (nem vai parar tão cedo).

Enquanto a internet mais rápida não chega, aproveite para ler mais do nosso Blog Pulsando. 

Até a próxima.