Atendimento na agência de marketing digital está chegando ao fim?
A função de atendimento na agência de marketing digital já não é mais simplesmente tirar um pedido ou passar demandas, a tarefa evoluiu e é necessário encarar e acompanhar a mudança e entender o que a motivou.
Por que as agências sentem a necessidade de ter um profissional mais consultivo ao invés do tirador de pedidos no atendimento?
O cliente passou a exigir mais profundidade em determinados assuntos do dia a dia, fazendo com que a figura do atendimento assumisse um papel de “advisor”, auxiliando-o nas tomadas de decisões com embasamento e domínio da conta.
O Gerente de projetos substitui de fato, o profissional de atendimento em agência?
O papel da figura do GP requer algumas habilidades analíticas e estratégicas, as quais não eram exigidas pelos profissionais de atendimento e quem percebeu essa onda, dropou ela.
Mas, para que o gerente de projetos substitua, de fato, o atendimento, é necessário ter uma grande habilidade de relacionamento e jogo de cintura com as adversidades de lidar com o cliente.
Quais as principais desafios desse profissional?
O papel do novo atendimento na agência de marketing digital vai além de briefing, esse profissional precisa ser mais consultivo, criativo estratégico e principalmente pró-ativo.
No modelo antigo de atendimento, era muito comum que a experiência do cliente fosse negativa, diminuindo assim as chances de renovação de contrato.
No modelo atual, o cliente está no centro e o papel do atendimento é vestir a camisa e garantir excelente experiência.
Quais as principais características desse profissional?
O domínio sob o core business, é a principal arma que o GP/Atendimento, ou estrategista de contas deve ter em suas mãos.
Outro ponto importante é que esse profissional esteja sempre antenado aos números e acompanhe as metas e objetivos dos cliente, além de propor soluções para alcançá-los.
Outro aspecto importante, é ter conhecimento em ferramentas e metodologias de trabalho que possam otimizar o dia-a-dia e as entregas.
É necessário ter compreensão de processo de gestão, entendimento de contexto e atenção ao surgimento de novas oportunidades de negócios.
Portanto, dentro de uma agência de marketing digital não basta apenas tirar pedidos.
A transformação digital exige mais e exige agora, não só de processos tecnológicos mas de pessoas também.