09

outubro.2019

Metodologia ágil na rotina de agência de marketing digital

O conceito de metodologia ágil aplicada à agência de marketing digital tem sido cada vez mais imprescindível para conseguir agilizar entregas e gerir a produtividade da equipe.

A velocidade com que as empresas têm que se adaptar às mudanças é altíssima. Independentemente da área de atuação, as mudanças são sempre muito rápidas e os métodos tradicionais de negócio não conseguem acompanhar os desafios atuais.

Com isso em mente, a solução que tem se mostrado mais eficaz é a metodologia ágil, ou “agile”, em Inglês.

O que é Metodologia Ágil?

A ideia de Metodologia Ágil surgiu da indústria de software e contaminou o mundo dos negócios, tornando-se um dos principais alicerces da transformação digital.

A metodologia é focada na solução eficiente e rápida de problemas complexos.

Portanto, podemos dizer, de uma forma mais simples, que a metodologia ágil é um jeito de acelerar as entregas durante o desenvolvimento de um trabalho proposto ou um projeto, independentemente da sua complexidade, pois desenvolvem-se times auto-organizados, multidisciplinares fazendo o uso da inteligência coletiva. 

O objetivo é proporcionar soluções precisas, porém, passíveis de evolução no menor tempo possível, atendendo às necessidades do clientes.

É uma poderosa ferramenta para garantir a integração e interação do time, proporcionando a todos um conhecimento abrangente sobre o projeto, além de explorar cada skill da melhor maneira.

Algumas das vantagens da metodologia ágil

Como percebemos, o principal alicerce da metodologia ágil é, basicamente, o trabalho em conjunto, que também é a principal característica de uma agência de marketing digital.

Com os métodos ágeis, independentemente de qual seja o tamanho do projeto, eles são planejados por inteiro, inicialmente; executados e entregues por níveis de priorização.

Outra vantagem é a previsão que o projeto ganha, com análise de requisitos e planejamento. 

Com uma visão geral bem definida, é possível prever custo e tempo total de entrega.

A Agilidade do seu negócio 

Aqui na Agência Pulso, entendemos que a metodologia ágil permite ajustes importantes nos projetos conforme eles evoluem. 

Consideramos as mudanças rápidas do ambiente, tanto de clientes como de tecnologia e nos adaptamos, criando aprendizado para futuros processos.

Então, como está a agilidade do seu negócio?