08

junho.2016

Como a tecnologia influencia o comportamento do consumidor

O mundo mudou, as pessoas e a relação com as marcas também. Mas, e a mídia, o consumo permanecem iguais? Para responder essas e outras perguntas, basta analisar os novos canais que surgiram nos últimos anos.

A internet promoveu uma verdadeira revolução no consumo de mídia, trazendo à tona e deixando no topo o famigerado CONTEÚDO. As pessoas se empoderaram, ganharam voz e espaço para expor suas opiniões, direcionando marcas, fazendo-as repensarem produtos e serviços, ditando moda e comportamento, conscientes deste poder adquirido. A produção de conteúdo pelo próprio consumidor e audiência orgânica de massa fez marcas correrem atrás para também ser tornarem fontes de informação além de seus objetos de venda, abrindo “concorrência” com os tradicionais produtores (jornais, revistas e TV).

Os jornais há muito tempo tentam se firmar como portais de notícias e durante um determinado tempo até conseguiram alguma relevância, mas o fato é que vem perdendo audiência a cada dia para marcas e produtores autônomos de conteúdo.

A TV registra diariamente a queda de audiência e mudança no comportamento dos seus telespectadores, que agora não consomem apenas o que passa na telinha, confrontam e dividem sua atenção com acesso mobile. Os youtubers são os novos formadores de opinião, ganhando respeito e notoriedade.

O vídeo é a bola da vez!

Facebook Live, Snapchat, Periscope e Instagram com liberação recente de vídeos de até 60”são exemplos da movimentação do mercado digital rumo a produção massiva de vídeos. Paralelamente, observamos os usuários, que agora não apenas as pessoas comuns, mas também os jornalistas que se limitavam à TV, jornais e revistas, entrando na onda e distribuindo conteúdo antes encontrado apenas em telejornais e periódicos.

Observamos o ressurgimento do movimento de transmídia, termo existente há muitos anos, que volta a ter espaço como referência de um movimento cada vez mais forte no marketing digital, estratégia utilizada para impactar as pessoas no formato que realmente atraia a atenção delas.

E como fazer uso dos inúmeros recursos disponíveis, entender as diversas plataformas e saber quais se adéquam às necessidades da sua marca/produto?

A Pulso está preparada e antenada com os novos caminhos do marketing digital. O time de planejamento, tecnologia, social media e BI é um organismo vivo, integrando ideais para levar aos clientes o que de fato trará os melhores resultados.