15

junho.2023

Os principais desafios das empresas em diversificar suas estratégias de marketing digital além do Google

Diversificar as estratégias de marketing digital além do Google pode ser um desafio para as empresas, mas é uma abordagem importante para alcançar um público mais amplo e evitar depender exclusivamente de uma única plataforma.

Claro que a importância do Google é enorme, e a intenção aqui não é segregar e sim acoplar mais plataformas a um sistema de marketing digital mais amplo que possa proporcionar menos dependência e melhores resultados com o passar do tempo e aumento da maturidade das empresas que podem estar se sentindo sem saída quando suas estratégias de Google começam a travar.

Diante desse cenário, vamos abrir a caixa de ideias para tentar ampliar as ações. Abaixo separamos alguns pontos de importância para entender melhor o desafio que é diversificar as estratégias de marketing digital além do Google. Venha ler:

Desafio 01: Conhecimento e experiência
Utilizar plataformas além do Google requer conhecimento e experiência específicos. Cada plataforma possui suas próprias regras, diretrizes e métricas de desempenho. A falta de conhecimento e experiência nessas plataformas certamente vai dificultar a implementação efetiva das estratégias de marketing.

Desafio 02: Orçamento
A diversificação das estratégias de marketing digital vai exigir investimentos adicionais. Cada plataforma tem seus próprios custos, como publicidade paga, criação de conteúdo, ferramentas e recursos. As empresas precisam avaliar cuidadosamente seus orçamentos e determinar quanto estão dispostas a investir em cada plataforma.

Desafio 03: Segmentação de público
Cada plataforma de marketing digital possui características demográficas e comportamentais únicas de seu público. As empresas precisam entender as diferenças entre os públicos-alvo em diferentes plataformas e adaptar suas mensagens de marketing para atender a essas diferenças. As diferenças podem ser sutis, mas analisando com um olhar mais crítico, vamos perceber que o consumo em diferentes plataformas pode ser completamente diferente.

Desafio 04: A análise de dados
Com a diversificação das estratégias de marketing digital, é essencial coletar e analisar dados de várias fontes. Isso pode ser desafiador, pois as empresas precisam ter as ferramentas e a expertise para coletar e interpretar dados de diferentes plataformas, a fim de tomar decisões informadas sobre suas estratégias de marketing. É bastante comum os dados se perderem, ou pior, serem usados de forma contrária ao que foi definido em um planejamento de marketing, gerando prejuízos decorrentes de investimentos em mídias erradas, desacelerando assim, todo o processo de independência do Google, pois por causa do costume de leitura de dados do Google, pode-se ter a falsa sensação de que esta plataforma funciona melhor que as outras.

Desafio 05: Manutenção de consistência da marca
Ao utilizar diferentes plataformas de marketing digital, é importante manter a consistência da marca em todas elas. As empresas precisam garantir que sua identidade visual, tom de voz e mensagens-chave sejam consistentes em todas as plataformas para evitar confusão e construir uma imagem de marca coesa.

Aqui, talvez, seja o ponto mais importante dos desafios, porque aqui está o DNA de um grande aliado pela independência das empresas, não somente do Google, mas também de quaisquer plataformas, que é a conexão com o público. Quando a própria audiência é conquistada, torna-se plenamente possível se desvincular (pelo menos parcialmente) do Google Ads.

Desafio 06: Acompanhamento do desempenho
A conta é simples. estratégias de marketing digital exigem um acompanhamento mais minucioso do desempenho quando se trabalha em diferentes plataformas. As empresas precisam monitorar e analisar regularmente os resultados de suas campanhas em cada plataforma, e aplicar os contextos, respeitando as devidas diferenças de consumo de conteúdo e diferentes públicos, horários e por aí vai. É imprescindível identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado antes de cair nos braços daquela plataforma que parece a mais fácil.

Para ajudar a superar esses desafios, as empresas devem considerar a contratação de profissionais especializados em cada plataforma, investir em treinamento interno, contratar agências de marketing digital experientes, explorar ferramentas de automação de marketing e BI que ajudem na gestão e na análise de várias plataformas em um só lugar.

Agora que você já conhece os principais desafios de diversificar as estratégias de marketing digital, faça o download gratuito do nosso e-book e se aprofunde mais sobre o assunto.

Além disso, claro, continue ligado por aqui no nosso Blog Pulsando que falaremos ainda mais sobre como diminuir a “Googledependência”. Até a próxima!