23

julho.2020

Home office: o novo normal que já faz parte da rotina da Pulso

Em meio ao turbulento momento que vivemos, tenho observado empresas de diversos portes e segmentos realizando uma transição às pressas – e de forma totalmente inesperada, vale dizer – para o modelo de trabalho em casa, o home office.

E é justamente agora, nesse período em que equipes inteiras estão se ajustando a uma nova rotina de trabalho, que algumas dúvidas surgiram: afinal, o trabalho no modelo home office funciona?

Levando em consideração que essa modalidade já faz parte da rotina da Pulso a mais de três anos, eu posso responder: sim, é um modelo que funciona e pode continuar funcionando, trazendo diversos benefícios ao modelo tradicional.

Digo isso com propriedade porque não é de hoje que estamos implantando essa forma de trabalho, afinal, somos uma agência de marketing digital que desde 2017 já oferecia flexibilidade e estimulava os nossos pulsábios a trabalharem de suas casas algumas vezes por semana.

E no nosso caso, as vantagens do trabalho remoto são várias, como, por exemplo, menor gasto de tempo e recursos com deslocamento por parte do colaborador, flexibilidade para que as pessoas possam resolver algumas tarefas pessoais sem prejudicar o trabalho (ir ao banco, ao médico, acompanhar o dia a dia dos filhos… a lista é enorme!) e ainda a possibilidade de trabalhar de lugares diferentes, o que estimula e melhora a criatividade (um fator importante não só na nossa agência de marketing digital, mas que deveria ser em todas as empresas).

Mas sabe o que é mais interessante? Desde quando adotamos home office parcial, lá atrás, já sentimos um bom retorno: o volume de entregas de nossa equipe  – exatamente isso, por incrível que pareça algumas pessoas rendem muito mais desde casa!

E não sou só eu dizendo isso, não: numa pesquisa publicada recentemente pela Você/SA, os dados apontaram que, mesmo durante a pandemia, 78% dos brasileiros se sentem mais produtivos trabalhando remotamente.

Uma das razões disso eu vou contar usando um exemplo bem legal que ocorre aqui: temos alguns pulsábios que são de outros estados e em algumas ocasiões querem passar um tempo junto à família.

Incentivamos que viajem, dando a possibilidade de trabalharem remotamente nesses dias e isso traz muitos benefícios, não só para o colaborador, que se sente motivado e feliz em seu trabalho, mas também para a empresa, que recebe um bom retorno em produtividade, além da satisfação de saber que tem uma equipe contente.

Em resumo, quem está feliz consegue se dedicar mais.

E na sua empresa, como está a adaptação ao home office?

Hoje, em 2020, com quase 15 anos de empresa e 3 anos de experiência consolidada no assunto, posso dizer com certeza que sim, funciona trabalhar em home office.

Mas e na sua empresa, como tem sido a transição a esse modelo de trabalho? Mais fácil, meio complicado, mais ou menos? Se precisar de uma mãozinha, já contamos algumas ferramentas que nos ajudam (e muito!) a trabalhar remotamente aqui no blog.

E pode ficar tranquilo(a) que logo, logo você e sua equipe vão conseguir se adaptar a esse ”novo normal” que promete ser o home office e ver que o modelo traz muitos benefícios – e olha que eu nem trabalho em pijama. 😉