Conheça os Painéis de Conhecimento do Google
Os painéis de conhecimento são caixas de informações apresentadas no Google quando fazemos uma pesquisa por pessoas, locais, organizações, e “coisas” (segundo o próprio Google).
Eles são gerados automaticamente com informações de várias fontes na Web. Em alguns casos, se utiliza informações de sites oficiais fornecidas por parceiros de dados. Vamos saber mais sobre essa caixinha do conhecimento?
Entendendo melhor os painéis de conhecimento
Sabemos que o Google tem várias ferramentas que muitas vezes, as empresas acabam não usando, ou a Agência de Marketing Digital não tem o conhecimento específico para ajudar a implementar.
Basicamente, o painel de conhecimento do google é uma sessão especial na página de resultados, que mostra um resumo geral do tópico pesquisado. Posicionada à direita das buscas, é bem fácil de encontrar e provavelmente você já se valeu muito dela.
Quando as pessoas procuram por uma pessoa famosa, por exemplo, a caixa vai mostrar informações marcadas e estruturadas dentro do site que “ganhar” a visibilidade ou do parceiro google responsável por enviar as informações. Lembra dos dados estruturados que falamos na semana passada?
Como o painel de conhecimento é atualizado
O painel de conhecimento é gerado de forma automática, as atualizações acontecem também de forma automática. À medida que conteúdos vão ganhando relevância e caso estejam com dados estruturados, eles vão sendo exibidos no painel.
O Google também se utiliza de feedbacks dos usuários para fazer as alterações no painel, além de usar dados de parceiros, como já citamos.
Como os Painéis de Conhecimento ajudam as empresas?
Existem duas formas de performar melhor no marketing digital utilizando-se dos painéis de conhecimento. A primeira é estruturando os dados do seu site, especificando no código do seu conteúdo as informações mais relevantes a serem lidas pelos sistemas de busca. Logo, se seu site tiver autoridade reconhecida no assunto aplicado, é possível que o Google mostre seu conteúdo no Painel.
A segunda é reivindicando seu painel de conhecimento pelo google business (ou google maps, visto que o google business será descontinuado em breve, também falamos disso aqui).
Porém, dessa forma, somente quando as pessoas buscarem informações sobre sua empresa ou marca, o painel de conhecimento mostrará os dados mais relevantes e o perfil editado da sua empresa ao lado direito das buscas.
Agora você já sabe mais uma forma de performar seu marketing digital no Google, a gente se vê por aqui no Blog Pulsando.