23

junho.2022

E-mail marketing e Newsletter são a mesma coisa? Entenda as diferenças.

Entra ano e sai ano e continuamos sendo invadidos por aplicativos e meios de comunicação digital, porém, o e-mail ainda continua com a gente. Desde quando era tudo mato aqui na internet. Hoje vamos falar de duas formas para se comunicar através dele: Newsletter e e-mail marketing. Vem.

Nem precisamos de dados hoje para mostrar a importância e o impacto que o e-mail ainda tem na nossa vida digital, certo? Hoje vamos levantar uma dúvida que muitas pessoas têm sobre dois formatos de comunicação amplamente utilizados na nossa vida digital. Comecemos pelo e-mail marketing.

O que é o e-mail marketing?

Planejado para atrair e converter, o e-mail marketing tem o objetivo claro gerar vendas e cliques no site, ou no destino incluído no call-to-action. Tem impacto direto  no consumidor, e uma parte importante de sua criação é a base de contatos (mailing list) a que será direcionado. 

Em resumo, é um apoio comercial no planejamento de comunicação para conseguir uma base sólida de clientes que se interessam pelos produtos e serviços da empresa.

E a newsletter, o que é?

Quando bem planejada e bem feita, é uma potente ferramenta de construção de relacionamento entre empresa e pessoa. 

Tem um alto poder de fortalecer a marca e estabelecer conexão com o público-alvo. 

É extremamente importante que seja criada a partir de conteúdo relevante e de qualidade. É preciso que haja um cuidado extremo com a periodicidade para manter o engajamento.

Qual é melhor: Newsletter ou e-mail marketing?

Toda e qualquer agência de marketing digital vai dizer que é preciso executar as duas estratégias. E claro que é mesmo, se o objetivo da empresa é seguir rumo a maturidade digital, como falamos aqui.

Mas, sabemos que nem sempre é possível distribuir esforços em todas as áreas. Neste caso, é necessário focar na estratégia de marketing digital que melhor se encaixe no momento da empresa. Para isso a agência de marketing segue algumas dicas:

E-mail marketing se: 

  • a empresa precisa expor um produto ou serviço sazonal;
  • quer captar e converter novos clientes;
  • quer divulgar um novo produto ou serviço.

Newsletter se:

  • a empresa quer fortalecer a marca;
  • quer fortalecer relacionamento;
  • quer oferecer conteúdo relevante, boletins informativos e outras novidades contínuas;
  • tem uma frequência de envios, podendo ser mensal, semanal, ou de acordo com a estratégia de marketing digital. 

Mais uma vez, esperamos ter ajudado com as dúvidas que pairam no nosso marketing digital. Continue maratonando no Pulsando e a gente se vê.