26

abril.2022

Fake News, Google, Facebook, Twitter e o ano de eleições. Como escapar dessa bomba?

As Fake news têm se espalhado pela Internet mais rapidamente do que notícias legítimas e só aumentam em ano de eleições, levando as grandes empresas de mídias a assinarem acordos, até mesmo com o Tribunal Superior Eleitoral. 

Uma pesquisa do Instituto Mundial de Pesquisa (IPSO) revelou que 62% dos entrevistados do Brasil admitiram já ter acreditado em alguma notícia falsa. 

Um outro estudo, sobre o Relatório de Notícias Digitais do Instituto Reuters (Reuters Institute Digital News Report), mostrou que o Facebook é a principal rede social de discussão e troca de notícias no país e mostrou, ainda, outro dado assustador, 48% dos brasileiros que participaram da pesquisa usam o Whatsapp como fonte principal de notícias.

Uma tragédia chamada Fake News

Já tivemos diversos exemplos do que uma notícia falsa pode causar, desde linchamento de pessoas inocentes até movimentos anti vacinação propagando informações falsas, fazendo com que doenças, antes erradicas, como sarampo e poliomielite, ressurgissem.

O intuito desse texto não é político, e nem é essa a função de uma agência de marketing digital, mas é necessário citar o caso de influência em resultados de eleições de alguns países “democráticos” por aí, também.

Mas a questão é: O que as grandes empresas fazem para combater as Fake News?

O acordo assinado com o TSE tem as grandes Google, WhatsApp, Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, TikTok, Kwai e, depois de alguma pressão, o Telegram.

A principal promessa das empresas é que os envios em massa de mensagem sejam coibidos, e também a criação de um canal direto com o TSE, que deve fazer a averiguação das publicações.

É um pouco difícil confiar nessas empresas, tão “famosas” por vazamentos de informações de usuários, por exemplo. Afinal, já falamos por aqui: A tecnologia é inimiga da privacidade, então, o ideal é não depender delas para se informar, certo?

Ok, então como se proteger das Fake News?

Vamos a algumas dicas simples, para que a gente possa ficar mais tranquilo:

Títulos muito sensacionalistas: Tenha dúvida de títulos muito chamativos, com coisas incríveis acontecendo, geralmente a ideia deles é acumular cliques. Copie o título e cole no Google, rapidinho vai aparecer outra informação parecida ou várias, caso realmente seja verdade. 

Na hora de se informar vá na bola certa, vá a um canal que você já conhece e confia. Não fica só no Whatsapp não, por que é roubada. E mais importante: Faça isso antes de compartilhar.

Confira a data da publicação sempre, porque às vezes uma notícia até pode ser real, mas antiga, ou seja, pode ser algo que já foi solucionado e está tudo bem, então não há motivo para pânico, muito menos para compartilhar de novo, não é mesmo?

A fonte realmente existe? Pesquise a credibilidade do canal ou site, a gente pesquisa tanta besteira no Google por que não pesquisar algo importante como uma informação sobre um político ou algo que pode influenciar o rumo da sociedade? 

É sempre interessante investigar mais a respeito de tudo, vivemos em um fluxo insano de informações, se não tiver tempo para pesquisar, ao menos não compartilhe até ter certeza.

Então, é isso, vamos em frente que o mundo e as informações não param, continue acompanhando o Blog Pulsando e a gente se vê.