Tendência de Comportamento: O que anda consumindo a Geração Z?
Sempre é muito bom a gente ficar de olho na geração Z e suas tendências de comportamento para estarmos na mesma página dos consumidores e influenciadores dos próximos passos da nossa cultura de marketing digital.
Vamos tentar entender melhor o que vem agradando e prendendo a atenção dos nascidos nos anos 2000.
Por que a geração é tão importante para as marcas?
A geração dos nativos digitais nasceu conectada. Portanto, em um mundo que caminha em uma velocidade absurda em direção a mais conexão, ouvir e entender essa geração é simplesmente imprescindível para as marcas.
Para isso, é preciso saber o que importa para eles, para que a conexão ocorra. Pautas sociais como: orientação sexual, identidade de gênero e preocupação com meio ambiente estão sempre em alta para essa geração.
Os jovens dessa geração representam 30% da população brasileira (+ de 23 milhões de jovens entre 18 e 24 anos), segundo o Target Group Index – Ibope.
Mas o que a geração Z anda consumindo, de fato?
Quando pensamos em jovens, pensamos em pessoas que gostam de se divertir, pensamos em uma vida agitada, luz, música, ação. Pois bem, não é bem isso que uma nova pesquisa da Ipsos¹ com milhares de entrevistados da Geração Z mostra.
Segundo a pesquisa, 83% desses jovens utilizam o YouTube para assistir a conteúdos que ajudam a relaxar. Isso mesmo, desacelerar parece ser a onda do momento.
Vídeos calmantes, muitas vezes sedativos, que incluem imagens e sons serenos.
Ou seja, a agência de marketing digital precisa ser sensível a essa realidade e estar ciente de como a Geração Z criou novos hábitos para lidar com direcionamento de conteúdos e gestão de mídia.
Por que sua Empresa precisa estar atenta?
Em um passado não muito distante, as gerações mais jovens sempre foram associadas à música alta, atividades que envolviam a adrenalina e as aventuras. Isso tudo era traduzido pelas marcas com cores vivas, pressa, atenção, linguagem acelerada e um jeito despojado de se comunicar.
Esse estudo é apenas um indício, mas podemos estar em frente a uma mudança de comportamento que pode impactar em toda uma estrutura de marketing digital que se guia por estereótipos.
Portanto, é importante para as empresas abrirem mais suas janelas, suas cabeças, porque os comportamentos estão mudando cada vez mais e cada vez mais rápido. E como a gente sempre fala por aqui: o trem bala da transformação digital não para em estações.
Ficamos por aqui na esperança de ter acendido mais lâmpadas por aí.
Até a próxima no nosso Blog Pulsando.