31

outubro.2022

Tendência de Comportamento: O que anda consumindo a Geração Z?

Sempre é muito bom a gente ficar de olho na geração Z e suas tendências de comportamento para estarmos na mesma página dos consumidores e influenciadores dos próximos passos da nossa cultura de marketing digital.

Vamos tentar entender melhor o que vem agradando e prendendo a atenção dos nascidos nos anos 2000.

Por que a geração é tão importante para as marcas?

A geração dos nativos digitais nasceu conectada. Portanto, em um mundo que caminha em uma velocidade absurda em direção a mais conexão, ouvir e entender essa geração é simplesmente imprescindível para as marcas.

Para isso, é preciso saber o que importa para eles, para que a conexão ocorra. Pautas sociais como: orientação sexual, identidade de gênero e preocupação com meio ambiente estão sempre em alta para essa geração.

Os jovens dessa geração representam 30% da população brasileira (+ de 23 milhões de jovens entre 18 e 24 anos), segundo o Target Group Index – Ibope.

Mas o que a geração Z anda consumindo, de fato?

Quando pensamos em jovens, pensamos em pessoas que gostam de se divertir, pensamos em uma vida agitada, luz, música, ação. Pois bem, não é bem isso que uma nova pesquisa da Ipsos¹ com milhares de entrevistados da Geração Z mostra.

Segundo a pesquisa, 83% desses jovens utilizam o YouTube para assistir a conteúdos que ajudam a relaxar. Isso mesmo, desacelerar parece ser a onda do momento.

Vídeos calmantes, muitas vezes sedativos, que incluem imagens e sons serenos.

Ou seja, a agência de marketing digital precisa ser sensível a essa realidade e estar ciente de como a Geração Z criou novos hábitos para lidar com direcionamento de conteúdos e gestão de mídia.

Por que sua Empresa precisa estar atenta?

Em um passado não muito distante, as gerações mais jovens sempre foram associadas à música alta, atividades que envolviam a adrenalina e as aventuras. Isso tudo era traduzido pelas marcas com cores vivas, pressa, atenção, linguagem acelerada e um jeito despojado de se comunicar. 

Esse estudo é apenas um indício, mas podemos estar em frente a uma mudança de comportamento que pode impactar em toda uma estrutura de marketing digital que se guia por estereótipos. 

Portanto, é importante para as empresas abrirem mais suas janelas, suas cabeças, porque os comportamentos estão mudando cada vez mais e cada vez mais rápido. E como a gente sempre fala por aqui: o trem bala da transformação digital não para em estações. 

Ficamos por aqui na esperança de ter acendido mais lâmpadas por aí. 

Até a próxima no nosso Blog Pulsando.

 

¹Ipsos (em nome do YouTube), AU, BR, CAN, DE, EG, FR, IN, JP, KOR, KSA, MX, U.K., U.S., YouTube Culture & Trends Report 2022, Online survey of individuals aged 18-24, n=5722, Maio de 2022.