07

abril.2022

O enorme impacto das avaliações do Google Maps para sua empresa.

O conhecimento compartilhado dos usuários através das avaliações do Google Maps é a mais rica fonte de informação para ajudar você a encontrar mais lugares e aprender mais sobre eles.

Os usuários do Google deixam milhões de comentários e fotos para as empresas todos os meses e essas resenhas são fundamentais para ajudar as pessoas a descobrir grandes empresas locais e consequentemente aumentar as visitas e vendas das empresas. Vamos saber mais sobre as avaliações do Google Maps?

O que são as avaliações do Google Maps?

São opiniões fornecidas voluntariamente por usuários que tiveram contato com o local, produto ou serviço. Além de deixar informações como fotos e opiniões, elas também ajudam a ranquear o estabelecimento, produto ou serviço nas buscas.

Muitas empresas usam em sua estratégia, o incentivo à avaliação pela plataforma, o que ajuda muito para influenciar aqueles consumidores mais indecisos. 

Como funcionam as avaliações do Google Maps?

Basicamente, as avaliações dos clientes são publicadas no perfil da empresa mostrada no Google, basta que o usuário esteja logado com sua conta Google e tecer os comentários, bons ou ruins, aplicar avaliação de 1 a 5 estrelas, e a mágica está feita.

Outras pessoas podem se beneficiar dessas opiniões para decidir seu próximo destino ou compra.

As avaliações são públicas e ficam visíveis a qualquer pessoa que acesse. 

Mas como o Google monitora essas avaliações?

Você deve estar se perguntando: O que é feito quando existem comentários maldosos, dispostos com o único objetivo de prejudicar uma empresa, por exemplo, não é?

Para isso, o Google tem políticas rigorosas de controle para manter longe dos perfis comerciais qualquer tipo de comentário irrelevante ou agressivo.

As equipes trabalham para identificar conteúdo que descumpra qualquer regra, e asseguram que as avaliações sejam úteis e verdadeiras (pelo menos é o que diz a plataforma). 

E qual o impacto que as avaliações podem ter na sua empresa?

Para começar, a psicologia das massas explica grande parte do sucesso que as avaliações têm sobre futuros consumidores. 

É conhecida a influência que uma multidão exerce no comportamento humano, enfraquecendo sua responsabilidade individual e criando uma universalidade nas ações e escolhas.

Ou seja, se sua empresa tem 5 estrelas, e está cheia de bons comentários, o bom e velho humano vai te visitar ou comprar de você. É ciência. 

Não menos importante, temos a influência das inteligências artificiais do Google que sempre querem mostrar o melhor e mais relevante resultado ao usuário. Portanto, estar bem avaliado no Google Maps é essencial para um bom posicionamento nas buscas.

O lado negativo da história é que nem só de comentários positivos vive a internet e obviamente que o espaço aberto serve também para críticas negativas (nem sempre construtivas). 

Porém, nada que um bom atendimento e atenção com a plataforma não resolvam, certo?

A gente agradece sua leitura e continue ligado aqui no Pulsando.