16

março.2022

O Machine Learning não é mágico.

O Machine Learning ou a aprendizagem de máquinas está presente em quase todos os serviços online que consumimos durante todo o dia, seja lendo um artigo no Google, vendo uma série na Netflix ou dando aquela olhada no Insta, e às vezes parece que ele é mágico e que vai resolver todos os problemas do marketing digital, não é?

Os algoritmos dos buscadores de hoje ajudam as empresas a aprender mais sobre seus clientes, bem como a coletar e interpretar dados, mas a inteligência artificial não existe sozinha. Vamos começar pelo começo, como sempre por aqui.

O que é machine learning?

O aprendizado de máquina é, basicamente, a capacidade dos computadores de aprender de forma autônoma, a partir da interação com o usuário. Isso é possível graças à tecnologia de Inteligência Artificial (IA), que permite que computadores tomem decisões e interpretem dados de maneira automática, a partir de algoritmos.

Quais as vantagens do machine learning?

  • Velocidade na hora de oferecer uma solução para quem busca seu serviço ou produto.
  • Compreensão do comportamento do consumidor da sua marca
  • Maior previsibilidade por conta da análise de grandes dados
  • Detecção de fraudes, chatbots, enfim, poderíamos passar o dia aqui falando das vantagens, mas o que importa mesmo é:

A ideia de influenciar os clientes de forma personalizada parece tentadora, é claro, especialmente na era da inteligência artificial e dos grandes dados, mas é aí que mora o perigo: Quais dados? 

Sem dados e estratégia não existe aprendizado (nem orgânico, nem artificial).

É fato que o aprendizado de máquina pode melhorar e muito o relacionamento com os consumidores, porém é necessário que as empresas e as agências de marketing digital tenham total controle sobre sobre os dados e soluções a serem apresentadas para inteligência artificial.

A máquina aprende a partir de dados, se ela for alimentada com dados equivocados, já imagina a lambança que uma campanha de mídia, por exemplo, pode virar?

Estamos vivendo um momento único de quantidade de informações dispostas, e é preciso cuidado na hora de aproveitar todas as tecnologias.

Para não acabar achando que tudo online é uma grande mágica, consulte sempre uma agência de marketing digital. 

Até a próxima.