19

agosto.2019

Dia Mundial da Fotografia – Um olhar criativo

Dia 19 de agosto é o dia mundial da fotografia, uma prática importante para o mundo da publicidade e para os profissionais criativos que buscam fugir do óbvio. 

Todos os amantes da fotografia sabem que as três principais variáveis ​​na captura de imagens são abertura, velocidade do obturador e ISO, mas existe uma variável que pode levar o trabalho do fotógrafo para outro nível: a criatividade.

Além do fruto do trabalho do fotógrafo, suas imagens, a prática de uma atividade que exercita a criatividade é importante para um profissional de publicidade ou que atua em qualquer mercado competitivo, seja qual for, que exija a capacidade de enxergar muito além do óbvio. 

Uma sacada genial é muito mais provável que saia de quem antes suou muito treinando sua visão e sua mente em busca do olhar criativo, da solução não imaginada ou da abordagem inédita.

Parte da criatividade é ter uma mente muito aberta sobre as variáveis presentes nos cenários, independentemente das ferramentas e da abordagem adotada, e para isso você precisa ganhar lastro. 

Para um fotógrafo profissional ou amador, é sempre importante manter uma câmera por perto e prestar atenção em algo que seja especial – é a prática em busca de um olhar treinado. 

É incrível como oportunidades sensacionais parecem se apresentar quando se tem um olhar já calejado para enxergar conjunções que passam despercebidas por quem não exerceu a prática em busca da perfeição.

Um bom fotógrafo consegue enxergar a beleza em meio ao caos. Já muitas pessoas passam diante de um cenário especial mas não enxergam a oportunidade de fazer um belo registro, mesmo sendo um apreciador de fotos.

Talvez a fotografia não seja sua praia, mas é importante pensar sobre a possibilidade de se ter uma conexão profunda ou mesmo espiritual com algo que te faça exercitar a criatividade – e se isso der mais sentido para sua vida, se tornará especial.