Social Listening: O que é e para que serve?
O Social Listening mede a quantidade de conteúdo criado em torno de palavras-chave e frases específicas. Mas o mais importante é que ele mede o sentimento do seguidor/consumidor, apontando se o conteúdo é positivo, negativo ou neutro. Vem saber mais.
Ouvir socialmente significa estar atento a tudo o que acontece online relacionado à sua marca, produto ou mercado. Isso pode incluir coisas como tráfego no site, consultas diretas, engajamento em mídias sociais e críticas. Mas vamos responder por partes?
O que é Social Listening?
É algo como uma “escuta social”, é o processo de rastreamento, análise e resposta à menções de uma marca ou tópico em todas as mídias online.
Para que serve o Social Listening?
As empresas sempre tiveram que se interessar pelo que seus clientes pensam e têm a dizer, na atual era digital várias ferramentas podem ajudar nisso, quando usadas da forma correta e mais ainda quando utilizadas com a ajuda de uma agência de marketing digital.
Tendo em vista que o comportamento do público é ir até alguma mídia social para expor visões, opiniões sobre produtos e serviços e até mesmo fazer pedidos de novas ofertas, o Social Listening, traz como principal objetivo oferecer uma visão completa do que os clientes estão dizendo sobre sua marca e concorrentes.
Mas as as vantagens podem ir além, quando combinadas com uma estratégia de marketing digital, por exemplo:
- Identificar novas oportunidades de produtos, serviços e demandas do público de interesse.
- Descobrir eventuais problemas em um eventual novo produto ou serviço lançado
- Permite perceber falhas de atendimento e traz a oportunidade de uma eventual retratação pública que agrade não só o cliente insatisfeito mas que também posicione sua marca no mercado
- Acompanhando o que é falado sobre os concorrentes, abre-se uma oportunidade de ganhar fidelização na falha do vizinho…
Falando em vizinho, vimos um exemplo perfeito disso, semanas atrás, quando o site da Americanas “caiu” e a Casas Bahia não perdeu a chance de dar aquela cutucada com um slogan de provocação: “Caiu aí? “Aqui a queda é só nos preços…”
Independentemente do gosto duvidoso da brincadeira, essa ação mostra um Social Listening antenado por parte da Casas Bahia.
Vamos para algumas dicas práticas de Social Listening:
1 – Horas e horas de monitoramento. Escutar, focar no que estão fazendo e dizendo sobre sua empresa.
2 – Separar o joio do trigo. Entrar na onda e encontrar os clientes que realmente se importam com sua marca, acredite, eles estão aí.
3 – A hora de interpretar: Atenção aos detalhes, e volumetria de opiniões.
4 – Os Dados: Todo esse monitoramento não servirá de nada sem armazenamento e análise de dados, e os dados não servirão de nada sem estratégia de uma agência de marketing digital.
Como falamos sempre por aqui, o resultado só aparece com a junção de dados e ideias. Se eles não andarem de mãos dadas será muito mais difícil para o seu Social Listening funcionar, combinado?
Então, vai ouvindo por aí que nós vamos ouvindo por aqui e não esqueça de maratonar no nosso Blog Pulsando.
Até a próxima.