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fevereiro.2020

Taxa de Rejeição: O que é e como controlar?

A taxa de rejeição é uma ferramenta do Google Analytics que representa a porcentagem de visitantes que entram no site da sua empresa e vão embora, sem interagir. Ou seja, um verdadeiro pesadelo digital, porém há várias formas de controlar e evitar seu crescimento, confira:

Depois de um longo processo de pesquisa, planejamento, orçamentos e apresentações, a sua empresa decidiu contratar uma agência de marketing digital para construir aquele site lindo, responsivo com URLs amigáveis, cheio de botões de call to action. Um primor. Tudo resolvido, certo?

Errado, o processo de fluxo de usuários em uma plataforma própria pode ser bem mais complicado e guardar truques que a maioria das empresas não estão prontas para antever. 

Vamos falar de um dado analítico que pode dar todo um direcionamento de estratégia e conteúdo, que se interpretado corretamente, pode salvar toda uma campanha de Google ads e aumentar o fluxo de visitação paga e orgânica: a temida taxa de rejeição.

O que é Taxa de Rejeição?

Para tentar ser claro, a taxa de rejeição é a porcentagem de visitas a uma só página, ou visitas nas quais o usuário saiu do seu site, saiu da página de destino. Essa métrica é importantíssima para medir a qualidade da visita e da experiência do usuário.

Uma alta taxa de rejeição indica que algo vai muito errado, daí a importância de ter um foco analítico atento e próximo que pode evitar perdas catastróficas, principalmente quando aquela rica e apertada verba de anúncios está correndo solta no Google Ads. 

Existe uma taxa de rejeição aceitável?

Com 13 anos de experiência em construção de sites, landing pages, blogs e plataformas em geral, muitas vezes, ouvimos aqui na Pulso, de clientes experientes, inclusive, a pergunta:  Existe uma taxa de rejeição aceitável?

A resposta é um pouco complexa. A Agência de Marketing Digital tem que ter claro que a taxa está relacionada a vários fatores importantes encontrados não só nos sites das empresas, mas também na área de atuação e até no objetivo do conteúdo ou produto oferecido. 

Basicamente, diferentes segmentos têm diferentes limites de porcentagens que podemos dizer que são “aceitas”. Sim, assim entre aspas mesmo, exemplo:

Um site de notícias ou um portal, como o G1, tende a ter uma taxa de rejeição muito menor do que um site da área do varejo, que depende muito mais de uma estratégia bem montada de anúncios, URL amigável, programação bem feita com carregamento rápido e um conteúdo rico.

Então, as primeiras dicas são: Antes de se preocupar com a taxa “aceitável”, certifique-se que a programação esteja bem feita, e que o Google Analytics esteja configurado de forma correta para mensurar os cliques. 

Outra dica importante é ter uma Gestão de Links patrocinados, pois uma equipe especializada, como a da Pulso, é capaz de identificar com muita velocidade qualquer alteração anormal em um dado, fazendo com que haja menor desperdício de cliques e dinheiro de mídia. 

Como evitar o aumento da taxa de rejeição?

Em primeiríssimo lugar, o motivo da rejeição tem que ser identificado, porém é muito provável que se o usuário rejeitou a página, é por que ele não encontrou o que procurava ou a navegação foi dificultosa. 

Partindo dos principais motivos, seguem alguns pontos de atenção para diminuir a taxa do pesadelo:

  • Atraia os visitantes certos
    • Identifique o público-alvo e defina muito bem a linguagem e tipo de conteúdo oferecido. 
    • Defina as palavras chaves com destreza e seja fiel a ela no restante da jornada. 
    • Se seu site precisa de tráfego para venda de produtos de beleza, não adianta nada criar um texto sobre os efeitos do uísque na saúde masculina, certo?

 

  • Melhore a usabilidade e o design da página
    • Invista em navegação rápida, em um campo de busca eficiente e fácil de ser encontrado. 
    • Fique atento ao tamanho das fontes e seja RESPONSIVO. Seja Mobile first, sempre
    • Faça com que os testes de velocidade de carregamento da página virem rotina. 
    • Uma página que demora para carregar está entre os principais motivos de rejeição.

 

  • Por último, mas não menos importante, o bom e velho CONTEÚDO.
    • Seja claro como cristal. Exponha logo no início o conteúdo que está por vir.
    • Não enrole a audiência. 
    • Um site que expõe um produto e esconde preço, por exemplo, tem maior chance de ser rejeitado.
    • Mantenha o usuário curioso, construa uma estratégia de leitura que o leve a querer mais. Pode ser mais informações sobre um produto, opiniões de pessoas que compraram anteriormente. Autoridades ou influenciadores falando sobre o assunto também ajudam muito. Aí vale usar desde vídeos até citações. Apenas não tenha preguiça de manter sua audiência.
    • Seja criativo e inovador na construção da página, mas seja óbvio na construção de call to action e estrutura de links. Exemplo: Clique aqui para saber mais, conheça a opinião dos especialistas, clique aqui para receber o desconto, e por aí vai.

Essas são apenas algumas das inúmeras estratégias que nós aqui da Pulso oferecemos. Dentro do nosso escopo de Gestão de Links Patrocinados, por exemplo, é possível manter todas a métricas dentro de controle. 

Dessa forma toda e qualquer alteração fora do normal que houver na campanha de sua Empresa, será identificada por nossa equipe de Mídia e Performance, assim sobra mais tempo para sua equipe focar nas estratégias enquanto nós quebramos a cabeça com os números do Google.

Somos a Agência de Marketing Digital focada em geração de valores e negócio, por isso temos soluções ousadas e criativas que diminuem qualquer rejeição.