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janeiro.2022

O que é Buzz Marketing? Entenda o conceito e para que serve.

Todas as marcas querem aparecer, aliás, devem, porém no marketing digital cada vez mais competitivo, o desafio de se destacar tem ficado difícil. E é por isso que vamos falar de uma abordagem nova (e velha), o Buzz Marketing. Entenda.

O principal desafio de qualquer agência de Marketing Digital é atrair a atenção, certo? 

Hum, mais ou menos. Não é tão simples assim, o ideal mesmo é atrair a atenção certa, na hora certa, do público certo, e aí moram várias pegadinhas que precisam de várias estratégias diferentes.

O que é o Buzz Marketing?

É uma técnica de marketing focada em gerar assuntos sobre uma marca, serviço ou um produto que caia na “boca do povo”, por assim dizer. Uma estratégia que crie empolgação orgânica ao redor de uma marca.

Para resumir, é o tal do Boca a Boca, e sim, é a estratégia de marketing mais velha que existe, só que com um nome mais “fino”, por isso falamos lá em cima que o Buzz Marketing era uma estratégia nova e velha.

O que há de novo sendo aplicado no Buzz Marketing?

Com a disseminação da transformação digital, tudo ganhou um alcance muito maior, isso não é segredo e nem novidade mais. 

Essa transformação também proporciona que o Boca a Boca seja feito de uma maneira muito mais veloz e eficaz, como quando você fala pelo whatsapp sobre uma marca com um colega, por exemplo.

Além disso, com a tecnologia, o boca a boca não precisa necessariamente ser um “Boca a Boca” físico. Quer um exemplo?

Sabe quando você pede um ifood e avalia a comida do restaurante no aplicativo? Ou quando você compra algo no mercado livre e deixa um comentário com sua opinião sobre a marca ou o produto? Então, isso não deixa de ser um Boca a Boca digital. 

Importante: Buzz Marketing é diferente de conteúdo viral.

Na prática, os dois têm o mesmo objetivo final, mas são bem diferentes nos “meios”.

Para simplificar, com duas diferenças bem fáceis de entender: 

1 – Enquanto Buzz Marketing fala de Marca, o conteúdo viral fala sobre si, ou sobre uma campanha específica, produto ou serviço.

2 – Enquanto o conteúdo viral depende 100% das mídias sociais, o Buzz Marketing pode envolver o mundo offline, aliás, em grande parte das vezes, o offline é o seu gatilho inicial.

Ok, mas como fazer um Buzz Marketing?

Como tudo nesse nosso mundão: não existe uma fórmula mágica. Existe estratégia, inteligência e constância de marketing digital, mas vamos a algumas dicas de como chegar lá:

1 – Criar e manter um relacionamento saudável com sua audiência, oferecer benefícios e ser útil. Todo mundo gosta de ser valorizado e seu cliente não é diferente.

2 – Fugir do mais do mesmo, tentar conteúdos diferentes, tentar chamar a atenção com conteúdos de nichos específicos relacionados ao seu negócio ou assumir uma causa (desde que seja verdadeira).

3 – Experiência do Usuário, certamente você ouviu falar sobre UX (aliás, vamos tentar falar sobre isso ainda este mês). A experiência do usuário não fica só no site, ou no aplicativo, ela precisa ser um quadro bem maior e transbordar as barreiras do digital. Sem experiência única, jamais acontecerá um Buzz Marketing.

4 – Atendimento impecável, essa é a força motriz de qualquer Boca a Boca, e de qualquer estratégia de marketing. É imprescindível, por exemplo, contornar problemas com rapidez e respeito, senão, em vez de criar um Buzz Marketing, sua empresa vai acabar no Reclame Aqui.

Então, ficamos por aqui, esperamos ter ajudado de alguma forma e aproveite para saber mais sobre marcas e conteúdo aqui.

Até a próxima.