08

fevereiro.2022

O que é o Metaverso, a nova aposta do Facebook?

Em Outubro de 2021, Mark Zuckerberg anunciou o nome da empresa que unificaria todas as empresas do grupo: a Meta, e que colocaria os pés e corpos da corporação de vez no Metaverso. Mas o que isso significa?

Na prática, não vimos, nem veremos grandes diferenças para o público final, usuário das redes sociais, os nomes permanecem: Facebook, Instagram e por aí vai. A grande diferença parece estar na proposta de futuro. No macro. Entenda:

O que é Metaverso?

O metaverso pode ser definido como um ecossistema virtual compartilhado em 3D. Um ambiente de interação imersiva capaz de reproduzir experiências da vida real. Uma espécie de realidade paralela que cria infinitas possibilidades, desde a criação de uma vida social até a organização de reuniões de trabalho, por exemplo.

Mas por que o Facebook está se enfiando nisso?

Além, é claro, do óbvio: garfar sua atenção/tempo, o objetivo de popularizar e difundir a tecnologia do metaverso vai muito além do entretenimento, a ideia é importar de vez o consumo (e nossos dados) para o mundo online.

Poderemos, por exemplo, experimentar uma roupa através de um avatar. Claro que isso abre um leque enorme para as empresas explorarem, o céu é o limite. O céu e a palavrinha mágica que dá arrepios no queridíssimo CEO da Meta: PRI-VA-CI-DA-DE.

Tudo muito bonito no metaverso mas e a privacidade?

É claro que a promessa de total segurança em relação aos dados é feita com muita força pela Meta, não poderia ser diferente. Porém, a empresa mal mudou de nome e já foi eleita a pior empresa do ano de 2021, segundo pesquisa do site Yahoo! Finance.

O resultado da pesquisa mostra a influência da opinião pública sobre as denúncias de negligência quanto à segurança e privacidade dos usuários do Facebook, que ainda enfrenta a pressão do congresso dos EUA em relação à crise de dados, divulgação de fake news e censura nas redes sociais.

A Tecnologia é inimiga da Privacidade?

Ao que parece, andamos em tempos de escolhas difíceis, se por um lado, a tecnologia traz conforto e projeta um futuro incrível, também carrega consigo a insegurança da exposição, da manipulação e da manutenção da desigualdade. 

Se a Meta, por um lado, está moldando o futuro, parece que seus usuários estão mais preocupados com o presente; e em como proteger sua privacidade no meio dessa viagem no tempo.

Vamos ver quem vai ganhar nesse Metaverso de confusão.

A gente se vê, por aqui ou no metaverso, quem sabe?