02

junho.2014

Pulsábio na InterCon WP 2014

No último sábado aconteceu em São Paulo o InterCon WP 2014, o maior evento técnico de WordPress da América Latina. Nosso programador Guilherme Henrique esteve lá, junto a mais de 400 desenvolvedores. O objetivo era deixar o maior legado possível para a comunidade WordPress.

O evento contou com a palestra de grandes nomes do cenário digital como Leo Balter, Hugo Cisneiros, Fabrício Leotti. O WordPress está cada vez mais popular e deixando de ser apenas uma ferramenta de “blogger”. Atualmente, 22% dos sites ao redor do mundo utilizam a plataforma, mas apenas 2% são sites do Brasil. No entanto, a comunidade brasileira busca constantemente trazer novas API, Plugins, atualizações e novidades para o mercado local.

Na última palestra do dia, “Escalando o WordPress na nuvem”, de Hugo Cisneiros, Guilherme perguntou se os brasileiros vão se aculturar a usar o WordPress; Cisneiros foi enfático: “Tudo caminha para que sim. A plataforma está crescendo e se popularizando cada vez mais”. Na opinião de Guilherme, “no Brasil não temos profissionais especialistas na plataforma as empresas estão se adaptando ao mercado e buscando WordPress Developers”.

Outras palestras desse ano foram: “Continuous Delivery (linha de produção contínua de software) com TDD, versionamento, geração de pacotes e deploy de produção”, “WordPress como Rest API JSON” e um painel com bastidores e expectativas do WordPress no Brasil.

O WordPress recentemente passou por uma atualização a versão 3.9.1, que veio com novas ferramentas, layout remodelado, e sendo totalmente responsivo. Em agosto deste ano deve será lançada a versão 4.0.

A Agência Pulso vem utilizando o WordPress em diversos projetos como MC-Bauchemie, ABRAFATI e Helibras.