25

abril.2014

HTML e os padrões da Web

Como toda sexta-feira, hoje teve palestra no café da manhã dos Pulsábios. Guilherme Henrique, nosso programador prodígio, falou sobre HTML e os padrões da web.

HTML é a sigla para HiperText Makeup Language ou linguagem para marcação de hipertexto, em português. Resumindo, hipertexto é todo o conteúdo inserido em um documento para a web e tem como principal característica a possibilidade de ser interligado com outros documentos. o HTML é a linguagem de marcação utilizada no desenvolvimentos de sites e surgiu junto com o HTTP, na década de 1990. Ambas possibilitaram a internet ser popularizada. A versão mais utilizada atualmente é a 4.01, porém, segundo Guilherme, tudo caminha para que todos utilizem a versão HTML 5, muito mais semântica e com marcações ainda mais completas.

O principal é que todos os desenvolvedores sigam os padrões da World Wide Web Consortium (W3C), a principal organização de padronização, criação e interpretações de conteúdos na internet, que reúne empresas, organizações governamentais e independentes.  “É dever de todo desenvolvedor web respeitar e e seguir os padrões de acessibilidade do W3C, para não impor barreiras tecnológicas, nem desestimular ou impedir o acesso às suas páginas”, diz Guilherme. Isso evita erros durante a navegação, contribui com a experiência do usuário, permite uma manutenção mais fácil, entre outras coisas.

“O esforço de padronização da web conduz à sua evolução, mantendo os princípios que a tornam tão útil à humanidade: ser aberta, interoperável, colaborativa e para todos”, reflete o programador.

Você pode ver a apresentação completa aqui.