04

abril.2014

Palestra sobre Privacidade no Facebook

Privacidade. Esse é um dos temas mais discutidos sobre a nossa presença em um mundo cada vez mais digital.  Privacidade é o direito à reserva de informações pessoais e da própria vida privada, “o direito de ser deixado em paz”, como lembrou Felipe Venturini, coordenador de projetos da Agência Pulso. Essa manhã, Felipe fez uma apresentação durante o nosso café da manhã sobre a privacidade na principal rede social do mundo, o Facebook. Arthur Rufino e Nydia Costa, ambos das empresas JR Diesel e JR Reman, atendidas pela Pulso, também estiveram presentes.

Quando nos cadastramos para participar de qualquer tipo de rede social, seja em versões desktop ou mobile, temos que aceitar termos que muitas vezes nem chegamos a ler. No celular, por exemplo, permitimos que o Facebook leia todas as mensagens de texto SMS ou MMS, que ele leia todas as nossas informações pessoais e confidenciais, assim como nossa agenda de contatos, e até mesmo que ele mande e-mails em nosso nome.

Outra ponto importante explicado pelo Felipe é quanto ao armazenamento de informações. Por exemplo, quando damos um Like, ou seja, curtimos alguma publicação, é tudo rastreado para conhecer quais são os nossos interesses, gostos, eventos que participamos etc. E é com essas informações que a rede social segmenta detalhadamente o comportamento de seus usuários e distribuiu suas publicidades através do Facebook Ads. Além dos likes, o Facebook “lê” tudo o que escrevemos na rede, posts, mensagens privadas, fotos, vídeos. Até mesmo o que começamos a digitar, mas não chegamos a publicar.

Pois é. E tudo isso é autorizado por nós, usuários. Para ler as políticas do Facebook, clique aqui. E aqui para ver a apresentação do Felipe.