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julho.2019

Jornada do Cliente: A importância de entender e se aproximar do público

O desafio da jornada do cliente é, principalmente, engajar e fidelizar pessoas às marcas. Para isso, é importante trazer aspectos de experiências únicas para potenciais clientes, cada vez mais exigentes.

A concorrência cresce, a velocidade das buscas ficaram insanas, e se destacar no meio digital não tem sido trabalho fácil. 

É importante entender a persona do cliente e andar no limite da inovação, é importante entender o que seu cliente sente, o que ele pensa e as etapas que ele passa no contato com sua marca.

Como é a Jornada do Cliente com sua marca?

Muitas empresas que procuram uma Agência de Marketing Digital, como a Pulso, têm a dificuldade de entender que a Jornada do Cliente inovadora não pode ter cunho comercial, ou ser focada em operação.

É preciso entender a perspectiva do cliente, que é humana, sempre. Uma perspectiva que envolve sentimentos e emoções, que dentro de uma equação, viram uma decisão. 

Por incrível que pareça. vemos que ainda não é natural às empresas levar em consideração o aspecto humano das campanhas e o foco acaba sendo no que a empresa faz em prol dos clientes, e não no que os clientes sentem em relação ao que é feito por eles. 

Esse processo deturpado, por muitas vezes, impossibilita uma jornada inovadora e eficaz.

A dor do Cliente

As necessidades dos clientes geram negócios, as grandes inovações têm surgido dentro da dor causada por “buracos” de empresas que, antes, tinham todo o monopólio de serviços ou produtos. 

As empresas que diagnosticaram essa dor, partiram para soluções ousadas e criativas, oferecendo serviços e produtos aos clientes mais exigentes, ou aqueles cansados de serviços mal prestados.

Essas empresas inovadoras usaram técnicas simples que fazem com que se identifique muito rapidamente as formas de se aproximar do cliente. Elas simplesmente ouviram, deixaram o cliente contar a história. 

Com essas informações, a produção de campanhas e ofertas ficam muito mais identificadas com seu público, criando assim, a tão almejada proximidade. 

Então, o que fazer para ser o queridinho?

É importante entender quais processos da sua empresa geram pensamentos negativos e quais geram pensamentos positivos. 

Isso só é possível depois de uma reflexão profunda, muita pesquisa e humildade para identificar e mudar o que for necessário com novas ideias.

Para explicar melhor, pensemos nas startups de transporte público, por exemplo: 

Houve um entendimento da dor de um serviço caro e elitizado, para surgir com uma ideia inovadora, preço mais justo e um jeito mais eficaz e rápido de transporte.

No caso dos bancos, a dor de pegar uma fila, ou ficar preso na porta giratória, se tornou a alavanca de um negócio que conquistou pela simplicidade e respeito. Os bancos digitais viraram queridinhos e sinônimos de inovação.

Como a Agência de Marketing Digital ajuda na Jornada do Cliente?

Para se ter uma ideia da importância dessa reflexão interna das empresas, a Pulso, Agência de Marketing Digital com mais de 12 anos de experiência, oferece um serviço específico para diagnosticar esse tipo de dor: o Divã da Marca. 

Com o Divã aplicado, somos capazes de colocar a empresa em uma visão 360 graus, e oferecer um prognóstico preciso quando se trata de entender o público alvo e a própria empresa, criando assim, um caminho mais inteligente e eficaz. 

Uma empresa que não se preocupa em inovar e melhorar a jornada de seu cliente, tem grandes chances de ser engolida pelo mercado que surge cada dia mais inovador. 

Conheça mais sobre o Divã da Marca aqui.