17

setembro.2021

#PulsoTalks: conheça o Fernando Rivera, CTO e Head de Tecnologia e Inovação na agência

Hoje é dia de mais uma edição da #PulsoTalks, nossa série de entrevistas com os pulsábios, que desta vez traz o Fernando Rivera, CTO e Head de Tecnologia e Inovação na agência. Leia aqui a entrevista!

Para seguir ativa há mais de uma década e desenvolver trabalhos que impactam positivamente a comunicação dos clientes, a Pulso tem um segredo: uma equipe de experts por trás de cada projeto. E é com o líder de um dos setores que mais fervilham ideias aqui na agência que vamos hoje conversar na nossa #PulsoTalks,  série de entrevistas com os nossos pulsábios: sim, estamos falando do Fernando Rivera. 

O Fernando Rivera, convidado desta edição da #PulsoTalks, é o nosso CTO e Head de Tecnologia e Inovação e conta com uma experiência bem diversificada para liderar a equipe de tecnologia da Pulso: em sua carreira, ele já desempenhou funções que vão desde desenvolvedor de sistemas e gerenciador de projetos até arte finalista e programador. Uau, que currículo!  

Com formação em Desenvolvimento de Sistemas para Internet pela FIAP, o Rivera é inquieto por natureza e traz a Ousadia Criativa da Pulso no sangue, já que acredita que somente quem inova e ousa consegue oferecer experiências únicas aos clientes.

E ele agora conta um pouquinho mais sobre os bastidores dessa agência de marketing digital que entende (e muito!) de inovação. Confira:

 

Oi, Fernando, muito obrigada por topar participar desta edição da #PulsoTalks! Pra começar o nosso papo, conta pra gente: desde quando você faz parte do time?

Rivera: Estou na Pulso desde o primeiro ano. Comecei em outubro de 2006, mas trabalho com o Thiago desde 1996.

 

Uau, bastante tempo! E a gente sabe que inovação e tecnologia é uma área que requer constante atualização. Na sua opinião, quais habilidades todo líder da área precisa ter para impulsionar a equipe?

Rivera: Sim, é preciso ler muito e ir atrás dos novos termos que aparecem o tempo todo. Também é preciso bastante coerência para manter os valores da Pulso e entender se algumas inovações serão relevantes para nossos clientes no curto ou médio prazo. Para impulsionar a equipe, sempre permito que novas ideias sejam apresentadas e implementadas, contanto que consigam embasar e justificá-las. Muitas vezes é preciso mostrar que nem tudo que é novidade serve para algum perfil de cliente que atendemos. Essa sensibilidade é muito importante para seguirmos em frente.

 

Muito boa essa visão como líder. Além do mencionado anteriormente, você pode contar quais são os diferenciais de liderar na Pulso, do ponto de vista de um profissional de inovação?

Rivera: Ao longo desses 15 anos, o cenário de tecnologia web e o mercado mudaram e evoluíram demais. Para poder liderar, sempre estive envolvido com a mão na massa e procurando soluções junto com os programadores e gerentes de projetos. Conhecer todos os processos e poder opinar e tomar decisões embasadas, pra mim, são os verdadeiros diferenciais. 

 

Esses diferenciais aplicados já geraram muitos trabalhos incríveis que a gente acompanha entre os cases da Pulso. Mas você pode citar algum case em particular no qual a tecnologia cumpriu um papel chave na estratégia?

Rivera: Ao longo desses anos foram tantos… um que a tecnologia fez um papel chave foi o Segue Viagem, antes da empresa Trend Operadora ser comprada pela CVC. Inicialmente, o cliente acreditava que apenas um blog resolveria os problemas do marketing, pois eles queriam que a revista, que só tinha versão impressa, passasse a ser 100% digital. Mas, depois de semanas e diversas reuniões estratégicas, foi ficando claro que, ao levar o projeto para o ambiente digital, muitas possibilidades de interação seriam possíveis com o suporte da tecnologia e nossa expertise. No final das contas, o portal se transformou em um canal chave onde gestores de hospedagens poderiam cadastrar, com detalhes, todas suas ofertas com foco não no público final, mas nos agentes de viagem. A sinergia entre Pulso e cliente foi muito forte e conseguimos ir muito, muito além do briefing inicial.

 

Que demais ter essa visão de ir além do briefing! E, já que estamos falando em visão, temos uma última pergunta pra encerrar o nosso papo: para o final de 2021, qual é o seu objetivo em relação aos projetos que lidera na Pulso, Rivera? 

Rivera: Antes de tudo, espero que possamos voltar a fazer reuniões estratégicas com os clientes presencialmente, pois o olho no olho faz toda a diferença. Os objetivos serão desenhados à medida que as vacinas derem resultado e depois que o “novo normal” seja realmente concretizado. No momento, temos que nos alinhar com cada cliente e seguir no ritmo que cada time consiga acompanhar, sem deixar a peteca cair.

 

E a peteca não cai: fique de olho na nossa próxima #PulsoTalks 

Hoje pudemos conhecer toda a experiência do Fernando Rivera, que ajuda diversos clientes da nossa agência de marketing digital a inovarem e elevarem suas marcas a um outro nível. 

Mas a série não pára por aqui: em breve vamos ter o nosso último episódio da #PulsoTalks com mais um convidado de honra. 

Enquanto você tenta adivinhar quem é, continue acompanhando o nosso blog! 😉