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junho.2023

Diversificação da estratégia para ser menos dependente do Google: por onde começar

Se você está buscando diversificar sua estratégia de marketing digital para reduzir a dependência do Google, você já está no caminho mais inteligente a seguir ultimamente. Isso se dá por quê? 

Basta perguntar para qualquer pessoa qual a ferramenta mais lembrada na hora de se fazer um anúncio digital e o primeiro nome que vem à cabeça é: Google Ads.

A ferramenta que surgiu como Google AdWords já mudou bastante, tanto de nome, como de interface e processos, mas seu conceito continua basicamente o mesmo, que consiste em anúncios em forma de links encontrados, principalmente, nos mecanismos de pesquisa relacionados às palavras-chave.

Até aí tudo bem, porém, com o aumento do número de empresas no ambiente virtual, apostando nessa mesma estratégia, os custos por palavras-chave ou anúncios patrocinados também aumentaram (e muito). Fazendo com que houvesse um aumento praticamente obrigatório no investimento versus a diminuição da conversão e aumento de exposição.

Há outros problemas também, porém mesmo que esses problemas não existissem, seria inteligente buscar alternativas para ser menos dependente do Google, não é mesmo?

Então vamos ver por onde começar  a diversificar estratégias para ser menos dependente do Google? Venha ler:

Mas antes de tudo, defina seus objetivos: 

Antes de começar a diversificar, é importante ter clareza sobre seus objetivos. O que você espera alcançar com a diversificação? É aumentar o alcance da sua marca, segmentar um público diferente, otimizar verba e resultados ou melhorar e aumentar o engajamento? Ter objetivos claros ajudará a direcionar suas escolhas estratégicas

Conheça seu público-alvo: 

Entenda quem é o seu público-alvo e onde eles estão online. Pesquise quais plataformas digitais eles usam com mais frequência e como eles preferem interagir. Essa etapa é primordial para qualquer estratégia, claro. Mas ainda mais para a diversificação, pois não saber com quem conversar pode ser o ponto de declínio logo no início.

A hora de começar a diversificar as plataformas: 

Existem várias plataformas além do Google que podem ser relevantes para a sua estratégia de marketing digital. Algumas opções populares incluem redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e TikTo;, plataformas de vídeo como YouTube e Vimeo; mecanismos de pesquisa alternativos como Bing. Mas vamos focar em algumas para trazer ideias mais concretas e te mostrar que a diversificação é mais do que possível. Vamos lá:

1 – SEO: 

  • Ajuda a melhorar o posicionamento do site nos resultados de pesquisa de forma orgânica; 
  • Otimiza o site para a experiência das pessoas que o acessam, melhorando a usabilidade e a navegação; 
  • Fornece um ROI (Retorno Sobre o Investimento) melhor do que outros canais de marketing, porque é uma estratégia de longo prazo que continua gerando tráfego para o site através dos anos.

2 – Plataformas de ABM (Account Based Marketing):

Uma alternativa eficiente, que envolve identificar e obter contatos de alto valor comercial, segmentados e predefinidos de acordo com os objetivos e personas de cada marca.

3 – Marketplaces:

Utilizar  os marketplaces para anunciar, como Magalu e Mercado Livre, também aparece como uma alternativa ótima para espaços publicitários. Claro, como frisamos anteriormente, tudo dentro de um planejamento estratégico. 

4 – Waze:

Muitas pessoas acham que o Waze se limita apenas a um serviço de GPS, porém a plataforma também aceita anúncios e isso é feito de uma forma bastante interativa, oferecendo serviços e produtos em tempo real ao longo do trajeto estipulado.

Essas são algumas estratégias, porém a dica principal que corre nas tendências de marketing digital é o Bing que ressurge com sua inteligência artificial como a mais promissora forma de ficar menos dependente do Google.  

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 E para finalizar, confira alguns posts anteriores do nosso blog que têm mais temas de grande valia dentro do contexto:

E lembre-se de que a diversificação de estratégias de marketing digital requer tempo, esforço e teste. Comece com canais que parecem mais promissores para o seu negócio e, à medida que ganhar experiência e resultados, você poderá expandir sua presença em outros canais ou meios.

Continue ligado por aqui no Blog Pulsando que esse assunto ainda vai render. Até a próxima.