20

outubro.2022

O Instagram e sua tentativa (frustrada) de virar o TikTok

Recentemente o Instagram fez uma tentativa de se aproximar do Tiktok, alterando a sua essência ao priorizar os vídeos. Após um movimento forte contra a mudança, o aplicativo deu um passo para trás.

Agora vamos tentar entender as lições que ficam nesse aparente tiro no pé que o Instagram deu. Vem. 

O Instagram está desesperado?

Para tentar entender esse movimento desastrado, a gente tem que olhar primeiro para os dados.

Um documento da própria Meta, ao qual o The Wall Street Journal¹ teve acesso, mostra dados bem preocupantes.

O documento intitulado “Creators x Reels State of the Union 2022”, aponta que dos 11 milhões de conteudistas da plataforma, apenas 20,7% postam mensalmente nos Reels, e a maioria dos usuários não se engajam com o formato.

Um outro dado bastante perturbador que deve estar tirando o sono do Zuckerberg é que no Tiktok, os usuários acumulam 197,8 milhões de horas assistindo vídeos todos os dias, enquanto que no Instragam esse número não chega a 10% . 

Por que o Reels do Instagram não decola?

Parte do problema, de acordo com o relatório, é que muitos conteúdos que adentram ao Reels não são produzidos no Instagram, são feitos via Tiktok e depois “copiados” para o Reels. 

O impacto desses vídeos com a marca d ‘água do Tiktok é tão gritante que o próprio Instagram admitiu que rebaixa a entrega desses conteúdos.

O porta-voz da Meta, Devi Narasimhan, explicou a diminuição da entrega dos vídeos replicados do Tiktok, dizendo que “a comunidade do Instagram disse que prefere conteúdos produzidos no próprio Reels”. Segundo ele, “a comunidade disse que acha os vídeos nativos do Insta mais divertidos e inspiradores.” 

Será mesmo?

O fato é que o formato em vídeo dominou o mundo online, o marketing digital, as plataformas, os aplicativos. Isso é inegável, já até falamos bastante disso aqui

O Instagram como plataforma de fotos, originalmente, acabou ficando com um pé no passado. Mas a transformação digital é assim mesmo.

O que precisamos saber agora é se a plataforma vai conseguir convencer seus usuários, de uma forma ou de outra, a utilizar os Reels do jeito que eles querem.

Pela nossa experiência, essa tarefa vai ser árdua, porque se tem algo que aprendemos com o marketing digital é que quem manda é o usuário. 

Mas o que mais podemos aprender com as cabeçadas do Instagram?

1 – As pessoas são realmente fiéis aos aplicativos e suas propostas. 

O Instagram era um aplicativo de fotos e pouca legenda. Conseguiu respirar bem com os Stories (que convenhamos, já não era uma ideia original da plataforma (Snapchat). 

Mas o fato é que não dá para ficar só surfando na onda do APP vizinho, as pessoas querem e esperam ideias novas de verdade.

2 – A preocupação e o foco “exagerado” em anúncios que derrubaram drasticamente os alcances das contas para seus públicos também podem ser apontados como esse certo “ranço” que as plataformas do Zuckerberg vem recebendo. 

Não só dos usuários não, mas das empresas e até mesmo das agências de marketing digital, também.

Enquanto isso, nós como agência de marketing digital ficamos aqui na janela, sempre atentos para caminhar na direção da transformação. 

Continue sua maratona no nosso Blog e até a próxima.

 

¹https://www.wsj.com/articles/instagram-reels-tiktok-meta-facebook-documents-11662991777