17

março.2021

Afinal, o Clubhouse, nova rede social, se encaixa na comunicação da minha marca?

As mídias sociais não caminham: elas se teletransportam. É por isso que qualquer um que não acompanhe ativamente os movimentos da indústria da comunicação acabou sendo surpreendido pelo novo fenômeno que não sai da boca dos usuários… e nem dos ouvidos. Sim, estamos falando do Clubhouse.

Clubhouse, a nova queridinha entre as redes sociais, tem menos de um ano, mas já conquistou milhões de usuários, além de ser avaliada atualmente pela singela bagatela de 1 bilhão de dólares. O aplicativo ainda está limitado a usuários de iOS, no entanto, isso não foi um impeditivo para se tornar popular.

Mas não são só os apaixonados por redes sociais que estão vendo na plataforma uma grande oportunidade para se expressarem: as marcas também.

E é por isso que aqui no blog vamos contar como o Clubhouse pode se encaixar na comunicação da sua marca:

Mas, antes de tudo, o que é o Clubhouse?

Pra quem ainda não está familiarizado com a novidade, pode deixar que a nossa agência de marketing digital explica: trata-se de uma plataforma embasada na voz, como se fosse um agrupamento de várias salas de podcast ao vivo, na qual os moderadores podem dar a oportunidade dos ouvintes também participarem de uma conversa.

Dentro do Clubhouse, o usuário pode escolher quais são seus temas de interesse, participar de clubes e até mesmo escutar o que tem a dizer, sem filtros, celebridades como Oprah Winfrey e Elon Musk, que são algumas das figuras famosas que já aderiram ao aplicativo.

Certo, e onde entram as marcas?

Conduzidas por uma boa estratégia de comunicação, algumas marcas já estão promovendo debates sobre empreendedorismo, criação de conteúdo e outros assuntos relevantes para o seu público.

Um exemplo é a Audi, que aproveitou a oportunidade de segmentação de audiência no Clubhouse para desenvolver debates com jornalistas e conseguiu a atenção de mais de mil ouvintes durante uma transmissão ao vivo.

Outro exemplo que podemos ressaltar é o caso do “Nescau Sports Talks”, promovido pela Nestlé, que convidou os atletas embaixadores da marca para, junto ao head de marketing, interagirem com o público e se conectarem com os consumidores.

No entanto, nem tudo são flores dentro do Clubhouse: além dos desafios provocados pelo conteúdo não ficar salvo, ainda há a previsão de uma latente disputa pela audiência conforme ocorra um crescimento do número de usuários.

Por isso, contar com uma agência de marketing digital como a Pulso é um passo fundamental para quem quer acompanhar a evolução do comportamento do público dentro do aplicativo.

E a sua marca, já se fez ouvir hoje?