02

outubro.2019

Snapchat e a importância do planejamento estratégico para mudanças

O Snapchat mudou e muita gente andou falando – e até mesmo criticando – o novo logo. Descubra aqui a razão pela qual o planejamento estratégico deve ser o 1o passo antes de qualquer mudança!

Uma polêmica que invadiu o Twitter (e as conversas aqui na nossa agência de marketing digital) nas últimas semanas  teve nome: Snapchat. E tudo graças ao lançamento do seu novo logo.

Isso porque o ícone do fantasminha fofo do Snapchat foi cercado por uma linha ousada que, por muitos usuários insatisfeitos, foi considerada grossa demais para o conforto visual.

E, como a gente está sempre por dentro das novidades e tendências de marketing digital do mercado, saiba mais sobre o motivo da mudança e como um planejamento estratégico pode livrar outras marcas de penarem como o fantasminha – desculpe o trocadilho – sob a crítica dos seus consumidores:

Afinal, por que o Snapchat resolveu mudar?

Com tweets dizendo que o logo ficou mais agressivo e até mesmo ameaças de excluir o aplicativo, ficou claro que o negrito utilizado não foi tão aprovado assim por uma parte do público.

Em sua defesa, o Snapchat explica que foi por uma razão prática: a linha em negrito torna o logotipo do aplicativo mais visível, já que o contorno grosso se destaca das linhas finas da maioria dos aplicativos de hoje.

E em relação a isso a estratégia tem sentido: linhas finas e design limpo se tornaram um padrão quando o assunto é design e boa parte da culpa é da Apple, assumidamente obcecada pelo minimalismo e que tem feito escola. 

Afinal, é cada vez mais comum empresas de tecnologia apostarem em linhas leves e finas, além de um design limpo e de claro entendimento, para transmitir uma confortável sensação de maior facilidade e assimilação do conceito e da utilidade da marca. 

E é por isso que, com os outros apps todos seguindo o paradigma minimalista, o Snap de fato se destaca na tela dos smartphones e cumpre com sua missão: atrair a atenção.

Ué, mas tá errado?

A estratégia da empresa foi arriscada, mas entrou no contexto do lançamento mais recente da empresa, o revolucionário Spectacles 3, já definido como algo não para agradar as massas, mas sim para atingir amantes do entretenimento, da tecnologia e da criatividade.

No entanto, outras empresas fora do ramo do Snapchat devem tomar cuidado com mudanças na identidade visual, um assunto que torna imprescindível a contratação de uma agência de marketing digital especializada no assunto: uma como a Pulso.

Aqui, utilizamos todo o nosso know-how de agência de marketing digital que atua há anos no mercado para desenvolver um planejamento estratégico adaptado aos objetivos da sua marca e, unindo competências como design, user experience e performance, ajudamos a realizar mudanças com resultados positivos. 

Afinal, a lição que o novo logo deixa para todos nós, seja agência de marketing digital, cliente ou público, é uma só: é preciso cuidar da sua imagem – afinal, nem mesmo um fantasminha passa despercebido.