16

setembro.2022

Como e por que o Youtube influencia tanto nas compras?

É quase impossível, senão impossível, encontrar alguém que nunca tenha visto um videozinho no Youtube antes de efetuar uma compra online, não é?

A verdade é que a plataforma de vídeos é responsável por muito mais do que pensamos e é responsável por grande parte da decisão de compra dos usuários. Vem entender.

Por que, justamente, o Youtube?

Além, é claro, de ser a maior plataforma de vídeos, o Youtube conta com uma estratégia genial: unir entretenimento e consumo. Não é uma estratégia inovadora, nem tão pouco muito criativa, mas é muito eficaz.

Além disso, a monetização dos vídeos acaba deixando a produção de conteúdo bem atraente e foi decisiva para a criação da profissão que brotou (por causa da própria plataforma), o Youtuber. 

Tornando alguns conteudistas milionários, como Felipe Neto e Whindersson Nunes (com 44,4 mi de inscritos* e 43,9 mi de inscritos*, respectivamente). Aqui, vale ressaltar que o Felipe Neto é também o quinto maior Youtuber do mundo. Impressionante.

O que eles postarem vai vender. Vai. Fato.

Como a mágica acontece?

Consumir ou comprar nunca foi apenas sobre possuir algo, ou uma necessidade. O consumo passa pela identidade humana, passa pelo desejo, passa pelo não-palpável. 

E ainda que estejamos em momentos complicados de consumo, com o poder de compra bem afetado devido às políticas econômicas, o fato de ter um conteúdo relevante que mostra o seu objeto de desejo de consumo sendo aberto em um unboxing, por exemplo, o torna ainda mais real e próximo, aguçando o desejo de aquisição.

Lembra que falamos em unir entretenimento e consumo? Truque antigo, truque bom.

Além disso, é claro, temos os conteúdos de reviews, que são muito importantes para se conhecer um produto novo sem sair do sofá; temos os comparativos para os indecisos; a compra por identificação (na qual os Youtubers citados acima nadam de braçadas); e isso entre muitas outras modalidades de conteúdo.

Agora vamos aos Dados

A edição 5 do Youtube Vibes, de 2022, apontou que 84%¹ das pessoas consideram que vídeos de consumo também são uma forma de entretenimento. É a validação da estratégia em seu sucesso já sabido.

Outro dado muito interessante do relatório é que 62% das pessoas entrevistadas na pesquisa têm um youtuber/criador em quem confia recomendações de marcas e produtos. É a validação (e explicação) da fortuna citada acima.

O fato é que os vídeos aproximam o espectador de um mundo que parece distante, tanto financeiramente como fisicamente mesmo. Tudo isso aliado à confiança criada por um influenciador criam a tempestade perfeita da jornada do consumo. 

Ok, mas o que isso tudo tem a ensinar para o seu marketing digital?

Entender, acompanhar e respeitar todo esse emaranhado de consumo e o impacto dos vídeos sobre os consumidores é muito importante. 

Esses influenciadores e seus vídeos já fazem parte de uma cultura instalada na memória (até) afetiva das pessoas e é inegável que o Youtube é a plataforma que melhor traduziu e captou louros por isso. 

Agora nos resta ficar de olho bem de perto e acompanhar as mudanças que nosso marketing digital vem trazendo, inclusive dentro da própria plataforma, com a priorização do Youtube Shorts, por exemplo, falamos dele aqui. 

Mas isso é assunto para outro dia por aqui. 

Até mais e continue a maratona no nosso Blog. 

 

*Dados de inscritos como mostrados nos canais respectivos em 24 de agosto de 2022.

¹https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/tendencias-de-comportamento/youtube-vibes-consumo-espetaculo/