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novembro.2020

5G: como as marcas poderão criar conteúdos ainda mais imersivos

O 5G está chegando e promete mudar (e muito!) a forma como as marcas se conectam com o público. Confira o que nossa agência digital tem para adiantar sobre esse assunto!

Sim, o mundo já começa a dar seus primeiros passos de adaptação à nova rede móvel 5G. E mesmo que ainda esteja em estágio de implementação, diversas empresas de tecnologia, serviços e infraestrutura já estão se preparando para algumas mudanças significativas, tanto em produção, quanto em relacionamento com o público e até mesmo na comunicação.

No que se refere aos principais benefícios do 5G, podemos destacar que a rede vai possibilitar uma quantidade maior de dispositivos conectados de maneira simultânea, com menor menor tempo de resposta entre a informação enviada pelo dispositivo e retornada pelo servidor.

Esse tipo de avanço significa, na prática, uma maior velocidade no funcionamento de aplicações online e, em especial, um melhor desempenho de tecnologias que usam a inteligência artificial e machine learning ou de funcionamento remoto: cirurgias médicas remotas, veículos sem motorista, etc.

É também importante ressaltar como uma maior variedade de dispositivos conectados ao mesmo tempo possibilitaria que novos canais de comunicação acabem surgindo, e com isso, novas formas de publicidade de produtos e serviços.

E é justamente sobre como isso muda a forma na qual as marcas e os criativos podem criar conteúdos e experiências ainda melhores com o público que a Pulso, agência digital que está sempre de olho nas tendências, vem contar pra você aqui no blog.

 

Vamos a alguns exemplos: 

  1. Eventos ainda mais imersivos:

Em tempos de distanciamento social, marcas e organizadores já têm optado por plataformas digitais para hospedar eventos virtuais.  Com o 5G, esses eventos podem ser melhorados ao remover alguns dos muitos problemas técnicos que costumam ocorrer durante a transmissão ao vivo, permitindo que, no set, a projeção de vídeos em 4K ou gráficos em movimento ao redor dos apresentadores em tempo real crie visuais mais imersivos para interação e torne a experiência do espectador em algo mais interessante do que uma transmissão convencional com a tela dividida e infográficos 2D.

 

  1. Experiências interativas com o público:

A narrativa interativa é outra área que as marcas devem ficar de olho e que poderia se tornar mais popular com o lançamento generalizado do 5G. No lugar de comerciais impulsionados por uma visão tradicional – isto é, pessoas atraentes em lugares bonitos consumindo produtos – os anunciantes vão poder começar a ramificar um anúncio com base no que sabe sobre seu consumidor e, por meio de inteligência artificial disparada por mecanismos mais rápidos, se conectar de forma mais personalizada e aprofundada.

 

  1. Produções inteligentes sem problemas de conectividade:

Muito mais do que aplicativos que oferecem bibliotecas de música e ferramentas de edição integradas, como, por exemplo o Instagram ou TikTok: as barreiras para a criação de conteúdo original vão se tornar ainda menores com o 5G, já que permitirá que criadores filmem, editem e distribuam conteúdo de forma mais eficiente e tudo em questão de horas, antecipando lançamentos.

 

E como posso me preparar para as mudanças do 5G?

O 5G promete chegar para mostrar que existem inúmeras oportunidades para as marcas envolverem o público ao utilizar internet mais rápida, processos de computação mais complexos e tecnologia mais barata e acessível. Mas vale ressaltar que ainda é preciso esperar um pouquinho: a estimativa é que somente em 2025 esteja em seu funcionamento total nas principais cidades mundiais.

No entanto, enquanto a tecnologia segue sendo preparada para a difusão em larga escala, é fundamental antecipar-se à tendência e já pensar em como ela pode ajudar na sua estratégia de marca. Aqui na nossa agência digital, por exemplo, temos equipes especializadas em inovação criativa que sempre fornecem suporte aos clientes sobre novas tecnologias e implementação na hora de se comunicar com o público.

E você, já sabe como uma tecnologia com tanto potencial pode impactar na sua empresa?